Translate

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

UMA IGREJA FRIA, UM CULTO GELADO E O CALOR DE HABACUQUE


Habacuque: 3. 17-18 "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação."


Um dia fui numa igreja propagar um trabalho que realizamos com jovens, e enquanto eu esperava minha hora de falar, percebia uma igreja extremamente fria e que parecia que estavam ali só para cumprir um ritual semanal. Aquilo me deixou mal e me afetou de maneira que naquele culto eu também fiquei gelado.

Nunca pensei que aquele frio chegaria na igreja que eu frequentava. Mas chegou!
Lembro do ministro de louvor cheio de fervor e amor, mas os adolescentes brincavam no celular, os adultos dormiam, e o ambiente era estranho.

Indo pregar noutras igrejas percebi essa mesma frieza e cheguei numa conclusão: A frieza não era da igreja como um todo. Ela vinha da forma de vida com Deus de cada um ali. Quem estava "em dia" com Deus dava um culto caloroso para Deus, mas a maioria estava um cubo de gelo. A igreja parecia um iglu.

Lembrei das palavras do profeta HABACUQUE: "Ainda que figueira não floresça, ainda que a videira não dê o seu fruto e mesmo que não o haja alimentos nos campos, eu me alegrarei em ti".

Desenhando na minha mente, via Habacuque chegando na igreja e cultuando com todo o calor, porque ele não se influenciava pela frieza dos outros, mas adorava Deus porque se lembrava que ele havia sido transportado do reino das trevas para o reino da luz; Ele havia sido tirado da morte e condenação eterna e levado para a vida e redenção eterna; Ele se alegrava porque seus pecados foram perdoados e porque Deus era tudo para Ele. Na verdade nem precisava de motivos...mas ELE ADORAVA PORQUE SABIA QUE DEUS É DEUS. Creio que o que Deus fez em Habacuque, Ele fez também em mim e em você.

Nossas igrejas andam frias? A resposta está em cada um. Refletimos na igreja (domingo) o que somos nos outros dias. Somos frios em casa, seremos frios na igreja. 

Como melhorar? Lembrar o que Deus fez por nós e de quem Ele é. Não existe motivação maior do que esta. Se isso não nos motivar, então nada mais poderá.

Ps: Quando voltei naquela igreja fria que visitei (citada no começo do texto) vi como Deus modificou o ambiente. Pareceu que eles se lembraram de quem Deus era e das obras realizadas.

Que nossa frieza não passe apenas de uma fase. Vamos buscar a Deus!

Deus te abençoe e que você seja um dos usados para trazer o calor de Deus sobre os irmãos.

Gabriel A. Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário