Translate

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

PROVAÇÕES, PROVAÇÕES: POR QUE ME PERSEGUEM?




“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.” 
Tiago 1:12

Provação é um teste real para avaliar sua condição de fé, lealdade, e dependência em Deus.
As provações nos perseguem porque precisamos ser aprovados no que sabemos na teoria.

Se você ainda está na escola ou faculdade vai entender isso: O professor passa boa parte do curso ensinando as teorias, passando conhecimento, até que chega a hora da avaliação, a hora em que seu conhecimento será testado. Ele então elabora uma prova e você faz conforme o que sabe. Se tirar uma boa nota é aprovado e segue o curso. Se não, é reprovado e passa pelo mesmo processo até se qualificar. A vida não é muito diferente! Deus tem nos deixado a matéria através da sua palavra, tem nos abençoado com fé, gerando um relacionamento Pai e filho. Então nós dizemos que o amamos, cantamos para Ele, falamos Dele para as pessoas, e até aí tudo é lindo, tipo lua-de-mel... Mas chegam os dias em que a prova precisa ser aplicada. Chega a hora em que a fé precisa transpor a teoria. Chega a hora em que a lealdade precisa ser provada, caso contrário sabemos que a semente foi lançada sobre um solo pedregoso (alguns corações humanos são assim) e inconstante. Querem ver?

“As (sementes) que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Creem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.” 
Lucas 8:13

 Viram que interessante? As provações estão aí como teste sobre nossa condição com Deus. Mas você pode estar se perguntando agora: “- Poxa vida, e essa provação que não sai da minha vida há anos? Por que não consigo romper com ela e ir adiante? ”Para estes casos existem algumas respostas, mas quero dar apenas uma: Existem provações que chamamos de espinho na carne. Carregamos por toda a vida, ou pelo tempo que Deus achar necessário para que mantenhamos nossos pés no chão e dependência total nEle (conferir II Coríntios 12:7). Isso faz com que o orgulho e a soberba não tenham voz nessa determinada área de nossas vidas. É para a glória de Deus, então vale a pena segurar essa barra!

Se você estiver neste momento passando por essas provas/testes e não souber quais respostas marcar (indecisões, fraquezas, desânimo), ou se sua caneta estiver falhando (sua fé), Deus é bom e nos dá uma luz, como se estivesse nos dizendo: “A prova é sua, mas permito que você me consulte. Eu sou seu professor e sei as respostas que você precisa”.

Não deixe de depender de Deus nessa hora. Procure Deus, Ele sabe o que você vai precisar e vai te fornecer as respostas segundo a vontade Dele – que é boa, perfeita e agradável. Agora é seu teste, mostre que você é fiel, leal e que seus estudos teóricos já merecem ser testados. Agrade a Deus com sua dependência Nele e ao tempo Dele você vai passar essa fase. Você vai ver!

Não veja suas provações como maldição. Veja como oportunidade de provar seu amor por Deus.

Deus te abençoe de forma abundante.


Gabriel A. Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário