Translate

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

SOLIDÃO



“Volta-te para mim e tem misericórdia de mim,
pois estou só e aflito”.
(Salmos 25:16)

Um dia me perguntaram do que eu tinha mais medo? Minha resposta foi que meu maior medo era a solidão. A solidão é algo que nos assusta e nos trás medo. Quem nunca teve medo de perder alguém a quem tanto amava? Quem não ficou preocupado em ser rejeitado por um grupo de pessoas? Quem nunca passou certa vergonha por ter sobrado em trabalho de escola realizado em grupo? Certo é que a solidão insiste em acompanhar as pessoas desde as mínimas causas até as maiores e que todos em algum momento já se sentiram sós.

Direto ocorrem estes pensamentos: “Ando cercado de pessoas, mas ninguém me vê; Tenho muitas pessoas em meu redor, mas ainda estou sozinho; Estou na igreja, mas ninguém é igreja comigo”.  Pessoas da Bíblia já passaram por isso e trazem um grande consolo a todos nós.
No Salmo citado no início, Davi diz a sua verdade para Deus: “Pai, eu estou me sentindo sozinho e isso está me deixando aflito”. Mas o mais interessante é o que o mesmo Davi diz capítulos à frente:

Mesmo quando eu andar
por um vale de trevas e morte,
não temerei perigo algum, pois tu estás comigo”.
(Salmo 23:4A)

Davi entende que mesmo sendo deixado pelas pessoas – seja pela morte ou abandono- o que faz Ele não se sentir sozinho de fato é saber que o Deus todo poderoso estaria com Ele eternamente.
Quando estamos passando pelo vale da sombra da morte, a maior certeza que precisamos ter é que Deus está conosco. Ele não nos abandona e se manifesta através de pessoas e circunstâncias para nos cuidar e acolher.

Ainda que me abandonem pai e mãe,
o Senhor me acolherá.”
(Salmo 27:10)

Minha oração e desejo ardente é que Deus nos faça sentir a Sua presença diariamente e de forma tão intensa, mas tão intensa, que nunca venhamos a nos sentir sozinhos e abandonados. A presença de Deus é tudo!
“E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mateus 28:20B)

Deus abençoe a todos.


Gabriel A. Almeida.

domingo, 29 de novembro de 2015

MEGAFONE DE DEUS




QUANDO NÃO TENHO MAIS FORÇAS
É O SENHOR QUE VEM ME LEVANTAR
QUANDO NÃO TENHO MAIS RESPIRAÇÃO
É O SENHOR QUE SOPRA SOBRE MIM
QUANDO NÃO TENHO MAIS SOLUÇÃO
O SENHOR VEM RESOLVER POR MIM

OH! OH! OH! OH! OH! OH! OH! OH!
OH! OH! OH! OH! OH! OH! OH! OH!

VEJO PELA JANELA
O MUNDO PERDIDO EM SI
PESSOAS AO CELULAR
NÃO SABEM MAIS DIALOGAR
O SOFRIMENTO É O MEGAFONE DE DEUS
ELE VAI TE FAZER ACORDAR

OH! OH! OH! OH! OH! OH! OH! OH!
OH! OH! OH! OH! OH! OH! OH! OH!

VEJO DO ALTO UM GRANDE TAPETE
DE NUVENS SOB O AVIÃO
VEJO DO ALTO O TAMANHO
DA TUA IMENSIDÃO
VOU PARA QUARTO E FECHO A PORTA
TEU OLHAR ESTÁ SOBRE MIM
TEUS PLANOS ME ESPERAM PELA ETERNIDADE
TE PEÇO CUIDA DE MIM


OH! OH! OH! OH! OH! OH! OH! OH!
OH! OH! OH! OH! OH! OH! OH! OH!


Richard Santiago


segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O MELHOR DE TODOS OS PRESENTES


 “Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: "Homem, os seus pecados estão perdoados".
Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: “Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?"
Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, perguntou: "Por que vocês estão pensando assim? Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’?”

Lucas 5:20-23

Jesus veio ao mundo para dar às pessoas o que muitos desprezam: Perdão dos pecados e uma vida de RECONCILIAÇÃO COM DEUS.

A primeira vez que li este texto tentei dar uma resposta imediata à pergunta que Jesus havia feito aos fariseus: “É mais fácil dizer que seus pecados estão perdoados ou levanta e anda?” Mas não pude! Fui dormir com dúvidas. Dias depois assisti uma pregação do Pastor Ed Renê Kivitz em que dizia: “os fariseus tinham uma lógica em mente: Se você pede dinheiro emprestado a José, Antônio não pode perdoar a dívida. Só José poderia perdoar, portanto só Deus poderia perdoar pecados. Quem Jesus pensa que é para fazer o que só Deus teria poder de fazer? De repente a cura ele poderia dar, até porque médicos e profetas o fazem. Com isso qualquer um responderia que seria mais fácil perdoar pecados, uma vez que não traria consequências visíveis.”

Entendemos pelo texto que Jesus é Deus. Depois dessa reflexão a resposta que veio ao meu coração foi como se Jesus estivesse dizendo: “Eu posso dar a você qualquer coisa porque eu posso tudo, mas tenho dado algo extremamente valioso, que não se compara a nenhum presente, cura, benfeitoria, ou qualquer outra coisa que nenhum homem é capaz dar, que é o perdão dos pecados”.

A vida ganha total sentido quando entendemos que somos pecadores afastados de Deus (que é totalmente santo), e que Deus enviou Jesus para nos reconciliar a Ele. Olha que maravilha: FOMOS RECONCILIADOS COM DEUS! Ops, espera lá... Quem “fomos reconciliados com Deus?” Aí que mora o “X” da questão!

Você vai perceber no texto de Lucas 5:20-23 que Jesus libera o perdão de pecados SOMENTE sobre aqueles homens que tinham fé nele. Sem fé é impossível agradar a Deus. Mas que tipo de fé é essa? Nada mais é que crer com o coração que Jesus morreu e ressuscitou, e confessar com a boca que ele É o Senhor (quem governa sua vida; você precisa estar submisso a Ele). Fica essa fórmula para entender melhor essa fé que nos faz ser perdoados por Jesus:

CRER EM JESUS: CRER = aCReditar + obedecER (junte as letras maiúsculas e se lê CRER – acreditar na vida de Jesus e obedecê-lo até o fim).

Jesus pode te dar qualquer coisa nesse mundo, mas Ele tem algo especial que poucos querem: Ele quer te perdoar assim como fez àquele homem. Você quer ser perdoado e reconciliado com Deus? Se entregue por completo a Deus e tenha uma vida cheia de sentido.

Deus te abençoe.

Gabriel A. Almeida.


sábado, 14 de novembro de 2015

PARIS & MARIANA - LEMBRETE



O senhor Paris já soma longos anos de vida. É um senhor requintado e elegante usando bigode à La Asterix e Obelix e terno de última geração, fumando “La cigarette” e exalando Paco Rabanne, enquanto recebe diariamente visitas nas margens do Sena.

A senhora Mariana também já é bem vivida. Por muitos amigos é chamada de histórica devido às belas histórias que pode contar e as demais que se acumulam em sua memória. Já foi também considerada a mulher capital entre as mulheres gerais das minas.

Parece tudo bem com este senhor e com esta senhora, não é? Mas não... Esqueci de contar um detalhe sobre cada um:

O senhor Paris recebeu um golpe certeiro direto no coração. Foi aterrorizado de forma fria e calculada por Ricardo Ilan*. Seus visitantes choram pelo acamado Senhor Paris. Já a senhora Mariana se sentiu mutilada quando seu filho, Bento Rodrigues foi cruelmente afogado num mar de lama tóxica pelo senhor Marco*.

Neste mês de Novembro/2015, tivemos muitas razões para chorar: Nossos irmãos mineiros foram soterrados pela lama descida da barragem rompida, destruindo tudo o que eles tinham - inclusive a vida. Nossos irmãos franceses sofreram o maior ataque terrorista da história do local, deixando centenas de mortos. O que restaram em ambos locais foram TRAUMA generalizado e um lembrete. O quê? Lembrete de quê? Do que Jesus já nos deixou avisado há mais de dois mil anos:

“Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim.
Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares.
Tudo isso será o início das dores.
Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará.
Aprendam a lição da figueira: quando seus ramos se renovam e suas folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está próximo.
Assim também, quando virem todas estas coisas, saibam que ele está próximo, às portas.

 (Mateus 24:6-8,12, 32e33)

O lembrete é que Jesus está voltando para decretar o fim do mundo e levar consigo todos aqueles que “Perseveraram até o fim”. Perseveraram em quê? Em manter a fé, a esperança e o amor Nele, vivendo de forma amorosa e solidária às dores das pessoas, sendo elas quem sejam.
Manter nossa fé firmada Nele, mesmo em dias de dores, trará algo que ouvido algum ouviu, olho nenhum viu e nem jamais penetrou em coração humano. É algo que Deus tem preparado a todos quantos os ama. Isso será quando Ele voltar, no fim de tudo (QUE JÁ ESTÁ MUITO PRÓXIMO). Se entreguem a Jesus. Nele há esperança em meio a tanta guerra e dor.

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”. (Apocalipse 21:4)

*Ricardo Ilan – Nome fictício que rima com os autores do crime.
*Senhor Marco – Nome fictício que rima com a empresa que trabalhava na barragem.

Deus abençoe a cada um.


Gabriel A. Almeida.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

PROVAÇÕES, PROVAÇÕES: POR QUE ME PERSEGUEM?




“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.” 
Tiago 1:12

Provação é um teste real para avaliar sua condição de fé, lealdade, e dependência em Deus.
As provações nos perseguem porque precisamos ser aprovados no que sabemos na teoria.

Se você ainda está na escola ou faculdade vai entender isso: O professor passa boa parte do curso ensinando as teorias, passando conhecimento, até que chega a hora da avaliação, a hora em que seu conhecimento será testado. Ele então elabora uma prova e você faz conforme o que sabe. Se tirar uma boa nota é aprovado e segue o curso. Se não, é reprovado e passa pelo mesmo processo até se qualificar. A vida não é muito diferente! Deus tem nos deixado a matéria através da sua palavra, tem nos abençoado com fé, gerando um relacionamento Pai e filho. Então nós dizemos que o amamos, cantamos para Ele, falamos Dele para as pessoas, e até aí tudo é lindo, tipo lua-de-mel... Mas chegam os dias em que a prova precisa ser aplicada. Chega a hora em que a fé precisa transpor a teoria. Chega a hora em que a lealdade precisa ser provada, caso contrário sabemos que a semente foi lançada sobre um solo pedregoso (alguns corações humanos são assim) e inconstante. Querem ver?

“As (sementes) que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Creem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.” 
Lucas 8:13

 Viram que interessante? As provações estão aí como teste sobre nossa condição com Deus. Mas você pode estar se perguntando agora: “- Poxa vida, e essa provação que não sai da minha vida há anos? Por que não consigo romper com ela e ir adiante? ”Para estes casos existem algumas respostas, mas quero dar apenas uma: Existem provações que chamamos de espinho na carne. Carregamos por toda a vida, ou pelo tempo que Deus achar necessário para que mantenhamos nossos pés no chão e dependência total nEle (conferir II Coríntios 12:7). Isso faz com que o orgulho e a soberba não tenham voz nessa determinada área de nossas vidas. É para a glória de Deus, então vale a pena segurar essa barra!

Se você estiver neste momento passando por essas provas/testes e não souber quais respostas marcar (indecisões, fraquezas, desânimo), ou se sua caneta estiver falhando (sua fé), Deus é bom e nos dá uma luz, como se estivesse nos dizendo: “A prova é sua, mas permito que você me consulte. Eu sou seu professor e sei as respostas que você precisa”.

Não deixe de depender de Deus nessa hora. Procure Deus, Ele sabe o que você vai precisar e vai te fornecer as respostas segundo a vontade Dele – que é boa, perfeita e agradável. Agora é seu teste, mostre que você é fiel, leal e que seus estudos teóricos já merecem ser testados. Agrade a Deus com sua dependência Nele e ao tempo Dele você vai passar essa fase. Você vai ver!

Não veja suas provações como maldição. Veja como oportunidade de provar seu amor por Deus.

Deus te abençoe de forma abundante.


Gabriel A. Almeida.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

PRAZER EM TE CONHECER!

Olá!

     Meu nome é Jessica Teixeira.  Sou casada há 10 anos com um homem lindo, alto, de pele morena chamado Dayves. Tenho 2 filhos; Caio de 8 anos e Ester de 7 anos.  Eles agitam e trazem mais alegria a minha vida.  Eu vivi a maior parte da minha vida em Ouro Branco, Minas Gerais e aos 16 de idade eu me mudei para os Estados Unidos onde vivo há 15 anos.  Na America a vida não é tão fácil como parece, na verdade, muitos se referem à vida aqui como uma escola! Realmente, me sinto na escola da vida e me esforço para ser uma boa aluna.
     Desde pequena, estava sempre envolvida na igreja com meus pais e quando adolescente eu me envolvi por mim mesma.  Desde quando cheguei em Nova Iork, me envolvi com a igreja brasileira e descobri que eu era apaixonada por liderança.  Não por querer ser líder, mas porque a arte da liderança me fascina! Liderança é a arte de servir e conectar-se com as pessoas de tal forma que elas cresçam tanto ao ponto de servirem e relacionarem melhor com as pessoas ao seu redor.  Desde então, eu tenho procurado aprendê-la cada dia mais e pratica-la em toda as oportunidades possíveis.
     Hoje, sou parte de uma igreja americana chamada Liquid Church, a qual aprendi a amar.  Trabalho como Coordenadora de Conexão em um dos cinco campus, onde lidero um time de oitenta pessoas que cuidam de mais ou menos setecentas pessoas que participam dos cultos todos os domingos e sou responsável por tudo o que se refere à recepção, culto e conexão de cada um com outras atividades da igreja.  Amo o que faço e Domingo é o melhor dia da semana para mim!
     Estou muito feliz por ter sido convidada para colaborar com esse blog e espero que o que eu tenho para compatilhar seja proveitoso para você.  Eu gostaria que esse relacionamento fosse mútuo, então, eu peço que você se sinta livre para fazer comentários em meus posts e eu vou respondê-los assim que possível.
     Quero terminar falando de uma experiência que viví e tenho vivido ultimamente.  Eu abandonei a religião! Hoje me vejo odiando cada vez mais a religião e amando cada dia mais a Jesus e a sua palavra.  Percebi que a religião e a religiosidade, não adicionaram nada a minha vida.  Pelo contrário, elas me deixaram fria, decepcionada, traumatizada e na verdade, distante de Deus.  Desde quando percebi isso, eu tenho intencionalmente, buscado mais a Deus e me afastado mais da religião, e isso me libertou!
     Agora que você sabe meu nome e conhece um pouco sobre mim, eu queria te dizer: Oi! Meu nome é Jessica e eu sou sua amiga!!! Espero sempre poder falar com você e também quero sempre te ouvir.  Quero a cada conversa poder adicionar algum valor a sua vida e você à minha!  Se você quiser conversar ainda hoje, sinta-se a vontade de me dizer seu nome e um pouco sobre você.

Love,
~j

domingo, 1 de novembro de 2015

AOS CANSADOS E SOBRECARREGADOS





AOS CANSADOS E SOBRECARREGADOS...


Mateus: 11:28-30. "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." - Bíblia JFA Offline


Tem dias que acordamos não com vontade de morrer, mas sem vontade de viver (em minha concepção há uma diferença). A vida vai nos levando por arestas até nos espremer num beco aparentemente sem saída. Daí tentamos achar alternativas que nos forneçam uma nova esperança, um novo caminho, uma nova perspectiva. Mas nem todo dia achamos, nem sempre que queremos conseguimos mudar nossa realidade. Aí a vida tende a perder o gosto, os conselhos que recebemos para melhorar parecem irrelevantes, e tudo isso pode culminar na desistência de viver.


Tenho em mente que os conflitos existenciais acumulados que geram essa confusão dentro da nossa mente e coração são causadores da depressão. É difícil lidar com isso sem auxílio. É difícil doutrinar a mente.


Passando por momentos obscuros assim foi que lembrei deste texto de Mateus 11. Mas quem são estes cansados e oprimidos? São todas as pessoas. O quê estes deveriam fazer para receberem a paz e descanso para a alma? Que tal de jugo é esse?
O jugo é um pesado arreio de madeira que se coloca sobre as espáduas de um ou mais bois. Este instrumento é atrelado a uma parte do equipamento que os animais devem puxar. Uma pessoa pode estar carregando um pesado jugo de pecados, opressão, perseguição ou cansaço na busca por Deus. Mas Jesus liberta as pessoas destas cargas. O alívio que Ele promete é o amor, a cura e a paz com Deus, e não o fim de toda luta. O relacionamento com Deus, por meio de Jesus Cristo mudará o modo enfadonho e encurralado de viver a vida, transformando-a em produtividade espiritual, e isso trás paz e descanso para a alma.


Observação: Se você estiver em depressão busque ajuda da igreja e principalmente de profissionais (psicólogo ou psiquiatra).


Se seu desgaste vem de sobrecarga espiritual - dificuldade de viver a vida cristã - pode descansar na certeza de que se você aceitar o chamado que Jesus nos fez usando estes três verbos: vinde, aprendeu, tomai... E você vai encontrar alívio para sua alma.


Paulo diz em Filipenses 4:6-7 que aquele que lança as ansiedades sobre Deus com orações e súplicas, encontra a PAZ QUE EXCEDE TODO ENTENDIMENTO.


Desejo essa paz a todos quanto querem viver mas que não tem conseguido. Não desistam da vida! Busquem em Jesus a vida que lhes falta.


Deus os abençoe.

Gabriel A. Almeida