Translate

terça-feira, 29 de setembro de 2015

O GANHADOR DO LIVRO FOI...



Após compartilhar em rede social e marcar 3 amigos conforme o pedido da equipe METANOIA EM AÇÃO, o ganhador do livro foi: LEONARDO ALEXANDER MELLO E SILVA.

Parabéns Leonardo! Nossa oração é que este livro traga proveito para sua vida. Seja livre para presenteá-lo a alguém ou para auto-edificação.

Equipe Metanoia em ação.

PREFÁCIO - FUMAÇA PARTE II


Aos leitores do Blog Metanoia em Ação: A paz de Cristo!

Estou preparando o próximo texto "FUMAÇA II" que será bem claro sobre o que vejo que está acontecendo com nossa sociedade a inversão de valores produzidas por uma mídia poderosa e cruel. Por este motivo, nesta semana gostaria de deixar uma dica de um livro que foi muito importante para mim. A leitura deste livro, (ver capa), me esclareceu muitas questões do "Cristianismo puro e simples".

Segue abaixo o link para informações:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristianismo_Puro_e_Simples


Deus os abençoe!

Richard Santiago.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O SACRIFÍCIO DE JEFTÉ / BOLO DE CHOCOLATE




Texto base: Juízes 11.28-40 (NVI)

E Jefté fez este voto ao Senhor: "Se entregares os amonitas nas minhas mãos,
aquele que vier saindo da porta da minha casa ao meu encontro, quando eu retornar da vitória sobre os amonitas, será do Senhor, e eu o oferecerei em holocausto". - Juízes 11.30,31

Jefté estava prestes a liderar uma batalha contra o povo amonita. Então decide fazer um voto a Deus, dizendo que se Israel vencesse a batalha, ele entregaria em holocausto a primeira pessoa que saísse de sua casa para encontra-lo quando retornasse. Ao ler a continuação da história, ficamos sabendo que quem saiu ao encontro de Jafté foi sua filha única e, angustiado, Jafté cumpriu seu voto.

Um voto significa promessa, juramento. Quando fazemos um voto devemos cumpri-lo. Isso é tão sério que a Bíblia diz que é melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir (Eclesiastes 5.5).

Uma vez, ouvi uma história sobre um homem que resolveu usar o tempo que lhe restava na vida para fazer o melhor bolo de chocolate para Deus. Ele se dedicou, fez vários cursos e se aperfeiçoou. Chegou a ir até a Suíça para aprender com os melhores doceiros do mundo e tornou-se um dos melhores em fazer bolos de chocolate. [...]

Um dia este homem morreu e foi para o céu. Então, Deus o perguntou: “Filho, como você usou o tempo que eu te dei para viver na Terra?” O homem respondeu: “Ah, Senhor! Eu me dediquei diligentemente a aprender e fazer o melhor bolo de chocolate que alguém poderia Lhe dar”. Deus o olhou e disse: “Eu entendo sua boa vontade filho! Mas... eu não gosto de bolo de chocolate”.

Em ambos os casos, as pessoas escolheram fazer algo para Deus, no intuito de agradá-Lo, mas fizeram coisas que Deus não havia pedido.

Ninguém havia pedido para Jafté fazer o voto... ele escolheu isso. Semelhantemente, ninguém solicitou ao homem que fizesse um bolo de chocolate para Deus.


A partir disso, fica a pergunta para reflexão: Será que também estamos fazendo isso em nosso dia a dia? Será que estamos preocupados em oferecer um bolo de chocolate ou um sacrifício a Deus quando nem sabemos se é isso mesmo que Ele deseja que façamos?


Que Deus nos ajude.




Amanda Senra

EXISTEM DOIS TIPOS DE PESSOAS: QUAL DELAS É VOCÊ?



EXISTEM DOIS TIPOS DE PESSOAS

Para mim existem dois tipos de pessoas no mundo: As que matam alguém e as que morrem por alguém.

Com clareza percebemos que as que matam estão como maioria, afinal “por aumentar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará” (Mateus 24:12).

Quando eu digo que muitos são os que matam, não quero dizer necessariamente sobre promover morte física, mas também aqueles que matam por meio da palavra; que usam da língua para danificar, destruir, jogar ao chão centenas de vidas. Talvez os que gostam de matar, o fazem por causa de inveja, prazer no sofrimento alheio, falta de amor no coração, enfim, matam porque sentem o ego massageado. É um tanto quanto cruel afirmar isso, mas é o que vemos e sentimos. O ego exaltado anula o amor altruísta na hora do ato. É mais fácil promover a destruição e morte do que a paz. 
Caso fosse falsa esta afirmação, o mundo não estaria em guerra como está hoje.

Os que morrem por alguém, por sua vez são minoria. Estes altruístas carregam o seguinte pensamento: “Para que outros possam viver vale a pena morrer”. Esta frase carrega o seguinte conteúdo: O Cristo que me deu a vida me ensinou que devo fazer o que Ele faz, e por isso abro mão de todo meu conforto para que eu te apresente a vida que me deu vida. E se necessário for, morrerei para que você viva. Exemplos de pessoas que morreriam por nós? É subjetivo (exceto Jesus). Isso vai de pessoa para pessoa, conforme a transformação que Cristo realizou nestas e no quanto as mesmas valorizam o sacrifício do Cordeiro de Deus.

No dia 04/09/2015, na porta da Catedral da Sé – SP, Luiz Antônio da Silva fez uma mulher refém – Este é um dos que querem matar – e quase a matou se não fosse a intervenção de um morador de rua – Erasmo Rodrigues - que viu a situação, correu para salvar a mulher, mas acabou sendo sacrificado a tiros por Luiz. Erasmo não conhecia a mulher, mas deu sua vida por ela. Um ato de coragem que fez com que ela ganhasse uma “segunda chance” para viver. Lembrei-me do que Jesus fez por nós!

“O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.”
(
João 15:12,13)

Finalizo com o maior exemplo de pessoa que morreu por alguém (Jesus) e que nos ensina que prova de amor é dar a vida pelo próximo:

“Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.
Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.
Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.
Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.
Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.
Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado.
Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca.
Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.
Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniquidade deles.
Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores”.
(
Isaías 53:3-12).

“Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos”. (1 João 3:16).

QUAL DOS DOIS É VOCÊ: O QUE MATA ALGUÉM, OU O QUE MORRE POR ALGUÉM?

Deus abençoe!


Gabriel A. Almeida

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

ESPERAR


Esperar por algo não é uma tarefa fácil. E parece que nos dias de hoje, quando temos acesso a tantos recursos em um curto período de tempo, se tornou ainda mais difícil ter paciência para esperar o que queremos.

No momento, passo por uma situação em que preciso esperar o tempo de Deus para viver algo que desejo muito. Mas confesso que não estou achando isso fácil... Então decidi buscar na Bíblia exemplos de pessoas que tiveram que esperar e o que fizeram perante isso:

- Jairo (Mc 5.21-43): Jairo estava com sua filha doente e à beira da morte. Era uma questão de tempo. Quando se encontrou com Jesus Cristo, o pediu que fosse a sua casa e curasse sua filha. Jesus disse que iria.

Enquanto caminhavam rumo à casa de Jairo, uma mulher tocou em Jesus e foi curada. Jesus parou e perguntou quem havia lhe tocado. Demorou para que a mulher respondesse e, quando fez isso, Jesus conversou com ela. Fico imaginando como Jairo estava, afinal, sua filha estava morrendo!

Mas Jairo esperou e sua filha foi curada.

- Abraão e Sara (Gn 18.9-14): Deus prometeu a Abraão e Sara que lhes daria um filho, porém ambos já eram de idade. Como deve ter sido difícil para eles esperar o cumprimento da promessa que Deus havia lhes feito! Ainda mais que as circunstâncias não estavam totalmente favoráveis a eles.

Mas eles esperaram e, quando o tempo chegou, Deus cumpriu sua promessa.



Em ambos os casos, as pessoas tiveram a atitude de esperar pelo momento certo e confiaram que Deus agiria em seu favor.

Talvez você esteja passando por uma situação similar a minha ou a de uma dessas pessoas que citei acima. Se aprendi algo com o exemplo deles, é que devemos ter a mesma atitude. Apesar da espera não ser fácil, vale a pena.  

Quando tomamos alguma decisão por impulso ou ansiedade, corremos o grande risco de nos decepcionarmos no futuro. Se Deus te disse para esperar por algo, não se antecipe, mas espere o tempo Dele. Pois tudo no tempo de Deus é perfeito.




“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Eclesiastes 3.1




Confie Nele. Deus não se atrasa.




Amanda Senra


Versão bíblica utilizada: Almeida Corrigida e Revisada Fiel - pt

MOÇAS: VOCÊS SÃO LINDAS



MOÇAS: VOCÊS SÃO LINDAS (COMPLEXO)

“Eu não sou bonita. Estou fora dos padrões de beleza da sociedade. Minha mãe diz que meu cabelo é ruim. Minhas colegas de faculdade falam que das meninas da sala, eu serei a última a casar... Isto é, se eu achar alguém que me queira.” (Anônimo).

Tenho ouvido com certa frequência, adolescentes, jovens e até mesmo adultas se queixando de complexo de inferioridade. Complexo é algo violentamente prejudicial ao modo de viver das pessoas - neste caso, das mulheres. A forma como você se vê será o espelho de quem você será. Vale reparar de onde surgem alguns dos complexos de inferioridade da mulher, que fazem com que ela se ache feia e sem valor:

·         FÍSICO: “Eu não consigo me olhar no espelho”. “Estou 'uma baleia'; “Não tenho seios fartos, meu corpo é reto como tábua de passar roupa”; Tenho olhos estrábicos e todos riem de mim...”.

·         DE INFÂNCIA: “Meus pais sempre me comparavam com minhas irmãs, e sempre falavam mal de mim.” “Já ouvi da boca deles que eu nunca alcançaria sucesso na vida”.

·         EMOCIONAL: “Custo a namorar, mas quando consigo os rapazes me trocam por outra mulher.” “Nenhuma relação que entro vai para frente. Será que errada sou eu?” “Sou traída constantemente.” “Me sinto desvalorizada, um lixo”.

Queria só te lembrar de que temos um Deus que se compadece das suas dores e que mais que isso: ELE É QUEM DETERMINA OS VERDADEIROS PADRÕES DE VALOR DAS PESSOAS, e saiba que com certeza não é nem de perto parecido com o padrão imposto pela sociedade. Você é incrivelmente linda, porque foi Deus quem te desenhou dessa forma. Para Ele, você ser gordinha ou magrinha, alta, baixa, ruiva ou morena, faz de você linda tanto quanto as demais.

Você pode ter sido fruto de abuso sexual, de relações fracassadas, de preconceito e deboche, mas não desista de estar no meio social, não se prive de vestir uma roupa bonita e sair pelas ruas. Você é linda, você é preciosa. Não se esconda dentro de você. Liberte-se! Se olhe como Deus te olha: Como a menina de seus olhos. O SEU VALOR ESTÁ NAQUILO QUE DEUS PENSA DE VOCÊ.

“Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas”
Salmos 17:8

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jeremias 29.11

Concluo com a canção do ministério Diante do Trono, que é totalmente para você que está passando por uma fase ou uma vida inteira de complexos:

“Aos olhos do pai você é uma obra-prima (que Ele planejou). Com suas próprias mãos pintou: A cor de sua pele, os seus cabelos desenhou, cada detalhe, num toque de amor. Você é linda demais, perfeita aos olhos do Pai. Alguém igual a você não vi jamais: princesa linda demais, perfeita aos olhos do pai, alguém igual a você não vi jamais. Nunca deixe alguém dizer que não é querida porque antes de você nascer Deus sonhou com você!”

Deus abençoe!


Gabriel A. Almeida

FUMAÇA



" Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira, e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente. Porque ele virá sobre todos os que vivem na face da terra. Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar em pé diante do Filho do Homem." (Lucas 21; v 34 - 36 - NVI)

Vivemos um momento difícil em nossa sociedade. Penso que os acontecimentos atuais na esfera política, cultural, social em nosso país, reflete a passagem que utilizo como reflexão do Evangelho de Lucas.
Essa "fumaça" termo sabiamente utilizado pelo teólogo Ed René Kivitz  em uma de  suas reflexões , nos atinge em todas as esferas. Conversas nas esquinas, dentro de nossas casas, nos lugares que frequentamos, através da internet, celular e TV, temos a impressão que respiramos mesmo sem perceber uma "fumaça" que no mínimo se não nos levar a morte causa um imenso desconforto intoxicante.
Deixando um pouco de lado nosso atual cenário político e entrando um pouco na área de relacionamentos, podemos identificar essa "fumaça" invadindo nossas narinas através das telenovelas.
O que me parece acontecer é a criação de uma cultura do "isso é normal" ilustradas nos vários cenários familiares e relacionais representados durante as telenovelas.

Gostaria de citar uma excelente reflexão que encontrei no livro Vivendo com Propósitos do teólogo Ed René Kivitz sobre a busca das pessoas por felicidade:

  " Tenho direito a ser feliz. Torna-se uma frase duvidosa quando as pessoas, com isso, querem dizer que desejam ser felizes custe o que custar e agora mesmo, nem mais um minuto, e que o caminho para isso é estender a mão e tomar posse dos objetos de seus desejos, aliás, na maioria das vezes questionáveis."

Observando este cenário e refletindo sobre a passagem do evangelho de Lucas, creio infelizmente já ter observado este cenário bem próximo e visto pessoas perecerem no mais fiel sentido da palavra, em uma busca de felicidade a qualquer preço.
Convido você a refletirmos juntos um pouco mais a luz das Sagradas Escrituras pedindo auxílio a Deus, cuidando para que nossos corações não sejam sobrecarregados e nossos pulmões intoxicados com essa "fumaça" que lamentavelmente paira no ar em nossa sociedade.

" E a paz do Senhor que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus." (Filipenses 4 ; v 7 - NVI)

Deus o abençoe!

Richard Santiago

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

ASLAN



“Naquele momento os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos céus? "Chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: "Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.”

(Mateus 18:1-4 – NVI)

Você pode imaginar sozinho em meu quarto dia após dia sentindo a firme aproximação d’Ele, a quem eu não enxergava...
Que tempos difíceis! E então certo dia, perguntei a Ele, o que fazer? Sabe qual foi a resposta? Nenhuma. Na verdade foi uma aproximação compassiva, silenciosa e amorosa. Paz meu filho. Você não compreende?
Conheci o escritor C.S. Lewis através da leitura do livro “Cristianismo Puro e Simples, recomendo a leitura para todos os leitores do blog. Um ateu que se tornou Cristão, professor e grande escritor.faleceu no ano de 1963. Talvez sua maior obra literária seja” As Crônicas de Nárnia”, tive a oportunidade de assistir os três filmes baseados em seus livros escritos entre 1949 e 1954. Pode parecer tarde? Penso que não. Há um tempo para cada propósito em nossas vidas.
Pensando sobre os filmes, pude notar claramente as ideias cristãs que norteiam toda a obra. Gostaria de destacar uma passagem que me chamou muito a atenção. A menina “Lucy” ou “Lúcia” que deriva do latim e significa “ luz , iluminada” é uma das quatro crianças do filme que por sinal são irmãos.
A cena que gostaria de destacar está no segundo filme “Príncipe Caspian”, Lucy vê Aslan em um momento de dificuldade, em que estão todos seguindo por um caminho que no final é um abismo. Por isso, dizem para voltar, aquela não seria a direção, afinal como atravessar pelo abismo? Lucy ressalta que aquele seria sim o caminho, mesmo vendo o abismo a frente, Lucy vê Aslan (O Leão no filme) que mostra a menina que aquela seria a direção. Infelizmente naquele momento Lucy não seguiu o caminho, mas ao final do filme Aslan diz a Lucy que o medo levou a menina a seguir o caminho errado junto com os irmãos. Aliás, Lucy nos três filmes tem a sensibilidade de uma criança para enxergar a Cristo. Ela consegue estabelecer um relacionamento íntimo com Ele e consegue vencer todas as batalhas.

A cena me fez lembrar a passagem que encontramos no evangelho de Mateus, Jesus adverte que quem não se converter e tornar-se como uma criança não entrará no Reino de Deus.

Sobre o acontecimento no quarto sozinho...fica para um próximo texto.

Experimente...


Deus o abençoe!

 

Richard Santiago

O QUE TE IMPEDE?




Texto base: Mateus 19.16-22

Na leitura indicada acima, lemos a história de um jovem rico que se encontra com Jesus e lhe pergunta: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?” (Mt.19.16b) Jesus responde que ele deveria obedecer aos mandamentos. Mas o jovem já fazia isso, e então pergunta se haveria algo a mais que deveria fazer para alcançar a vida eterna. Jesus diz que seria necessário que o jovem abrisse mão de seus bens, desse aos pobres e O seguisse. No entanto, ao ouvir as palavras de Jesus, o jovem se retirou triste, pois possuía muitos bens e não queria ter que abrir mão disso.

Muitas vezes, sem perceber, podemos deixar que coisas, pessoas, situações ou até mesmo costumes nos impeçam de seguir a Cristo. No caso do jovem rico, o amor às riquezas tornou-se uma barreira para o agir de Deus em sua vida.

Pare um minuto e tente refletir sobre o como você tem vivido ultimamente. Existe algo que possa estar te impedindo de buscar a Deus? De deseja-Lo, de perceber Sua presença durante o dia, algo que te atrapalha, que te tira do foco?

Se sim, a melhor atitude que se pode tomar é se livrar do que está causando isso. Escolha abandonar de vez aquilo que te impede de ouvir a voz de Deus. Em Hebreus 12.1b-2a, diz: “livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé”.

A partir do momento em que decidimos mudar de atitude e abandonar aquilo que nos aprisiona, Deus nos dá forças para permanecermos firmes, nos ajudando a caminhar a cada dia. Não precisamos ter medo, pois Ele é o nosso Deus. [Isaías 41.10]



“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” – Filipenses 4.6-7

Deus te abençoe!



Amanda Senra


Versões bíblicas utilizadas: Nova Versão Internacional (NVI), Almeida Revista e Atualizada, Bíblia Viva.

O VIDRO, A PORTA DO GUARDA-ROUPA E A BICICLETA



O VIDRO, A PORTA DO GUARDA-ROUPA E A BICICLETA - CICATRIZES

Não, este não é um novo filme de "As crônicas de Nárnia". É apenas a história de algumas das minhas cicatrizes de quando criança, jovem e adulto.

Em 1994, andando sobre um lote vago, pisei num copo de vidro que cortou meu tornozelo. Doeu bastante e demorou em cicatrizar.
Em 2010, ao abrir o guarda-roupa, a porta simplesmente se solta e cai sobre a ponta do dedo do meu pé. Alguns pontos e suturas. Doeu bastante e demorou em cicatrizar.
Em 2014, indo para o serviço de bicicleta sofro um acidente. Como consequência algumas cirurgias. Doeu bastante e demorou em cicatrizar.

Em cada situação uma marca foi deixada e levei algum tempo para ter a cura total desses machucados. Claro que não passam de exemplos físicos, mas que servem para me levar onde eu quero os conduzir.

Na nossa vida passamos por situações que nos machucam, causam dores durante bastante tempo e depois cicatrizam: Seja a falta de perdão, abuso sexual, traição, perda da confiança por "N" motivos, palavras malditas, traumas, bullying, entre tantas outras situações.
Creio que Deus tem para nossa disposição e deleite a cura de todas as dores que os machucados da vida nos causam. Creio que o cuidado Dele por nós elimina o valor potencial de toda e qualquer dor da alma. Creio também que muito embora Ele nos dê a cura, também deixa as cicatrizes ali de propósito para nos lembrar de que aquele velho machucado já esteve ali, mas que por cuidado Dele sobre nós não está mais, e que por mais que esteja "desenhado" em nossa pele, mente e coração, já não nos faz mais sentir dor.

A cicatriz é então na verdade, a marca da vitória. A lembrança de que o que doeu ontem, não dói mais hoje.

O vidro, o guarda-roupa e a bicicleta hoje são para mim vagas lembranças de uma dor passada, de um cuidado de Deus no presente, e de um futuro de lembranças passadas com cuidado de Deus e nova vida.
Deus também tem cuidado das suas feridas. Se hoje você chora com "machucado" aberto, amanhã você vai sorrir ao olhar para a cicatriz e não sentir mais nada. As vezes a ferida dói bastante e demora a cicatrizar, mas o choro que dura uma noite é procedida da alegria pela manhã.

"Senhor meu Deus, a ti clamei por socorro,
e tu me curaste". Salmos 30:2

Deus os abençoe.


Gabriel A. Almeida

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O PRATO CAIU E RESTARAM CACOS. E AGORA?



O PRATO CAIU E RESTARAM CACOS. E AGORA?

Uma vez escutei uma história de que nós somos como um prato. Um dia este prato caiu no chão e se despedaçou quase que por inteiro. Transformou-se em cacos, e quando o vento soprou espalhou estes cacos, assim como a areia é levada pelo vento. Os cacos não tinham condições sozinhos de se reunirem e fundirem. Então começaram a se perguntar: “E agora?”.
Essa história, na verdade, é uma metáfora sobre nossas vidas. Somos prato até que por alguma razão caímos e nos sentimos como cacos, sem forças, sem vitalidade, sem esperança, sem desejo de prosseguir, com medo, sentindo solidão, abandono e muitas vezes a melhor amiga parece ser as lágrimas. Quantos já não fomos pegos de surpresa por notícias que abalam toda nossa estrutura? Quantos já não recebemos notícias bombásticas vindas de pessoas que amamos? Quantos de nós já não fomos decepcionados por quem nunca esperávamos que fôssemos? Quantos de nós já não fomos indiferenciados, pisados, humilhados pelas atitudes das pessoas? Quem? Por isso e por outras é que nós caímos no chão e nos despedaçamos, restando cacos.
A expressão “estou um caco”, é cada vez mais comum neste mundo em que o amor se esfria dia após dia. Sentirmo-nos como “cacos” nos inibe de vermos o desejo que o oleiro – DEUS – tem de nos remodelar.

Jeremias 18:6b: Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês em minhas mãos, ó comunidade de Israel.

Meus queridos: Deus tem olhado para vocês e tem manifestado cuidado sobre suas feridas. Vocês podem estar despedaçados, sem forças, com dores na alma, mas nosso PAI e NOSSO CUIDADOR vai restaurá-los. Eu creio que vai!

Jeremias 30:17: Farei cicatrizar o seu ferimento e curarei as suas feridas",declara o Senhor,"porque a você, Sião,chamam de rejeitada, aquela por quem ninguém se importa".

Vocês podem até estar pensando agora: “Mas o que eu preciso fazer para que Deus me remodele? Não aguento mais." A resposta é simples: Apenas queiram e se disponibilizem. Façam uma oração dizendo que vocês não querem mais estar como em cacos espalhados; sejam disponíveis para Deus – se entreguem por completo bem como estão.
Creio fielmente que hoje é o dia em que, se vocês tomarem a atitude de buscarem a Deus, estando frente a frente com Ele algo vai acontecer. ESTAR DE FRENTE COM JESUS É SINÔNIMO DE QUE ALGO VAI ACONTECER.

Nas mãos de Deus, todos os cacos espalhados pelo vento serão rejuntados, remodelados e vocês serão um prato (vaso) bem como o Senhor nosso Deus os projetou para serem.

Deus os abençoe!


Gabriel A. Almeida