Translate

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

AMOR



Talvez uma das passagens mais importantes e belas da Sagrada Escritura encontra-se na primeira carta do apóstolo Paulo aos Coríntios.

" O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (NVI-I Coríntios Cap 13; V 4)

Em um dos vários e fascinantes livros escritos pelo autor Max Lucado, ele descreve que uma das perguntas que você deve fazer para saber se você realmente ama uma determinada pessoa ou se sua amizade é realmente genuína é: " Eu incentivo esta pessoa a fazer o que é certo?" De forma brilhante ele termina: " Se sim, convide-a para jantar".
Atualmente a maioria das pessoas vivem em total desespero, violência, falta de amor e respeito. O mundo atravessa uma fase de inversões de valores que aumenta a cada ano. Os dados estão em nossos meios de comunicação a nosso dispor e são alarmantes. Penso que a passagem citada ilumina como devemos nos comportar perante a terrível situação que a humanidade se encontra. O que chama mais atenção na passagem é que o amor "não maltrata, não procura seus interesses." Este princípio é fundamental para entendermos o que é o amor.

Convido você a tirar um tempo em seu dia e refletir sobre esta importante passagem das Escrituras. Deus está com você , afinal "Deus é amor"! (NVI-I João Cap 4; V 8)


Deus o abençoe!

Richard Santiago

O QUE HÁ POR TRÁS DE UM “ESTÁ TUDO BEM”?






O QUE HÁ POR TRÁS DE UM “ESTÁ TUDO BEM”?



É muito comum e rotineiro termos esse diálogo com as pessoas:
- Oi, tudo bem?
- Tudo bem. E com você?
- Tudo bem também.
Quem nunca trocou essas palavras por aí sem ao menos saber a dor escondida por detrás de um “tudo bem”? Eu já, tanto ativa quanto passivamente.
Um caso muito semelhante na Bíblia aconteceu com Jacó e seus filhos. Veja:

  “Ele então lhes pergun­tou como passavam e disse em seguida: "Como vai o pai de vocês, o homem idoso de quem me falaram? Ainda está vivo?"
Eles responderam: "Teu servo, nosso pai, ainda vive e passa bem". (Gênesis 43:27-28)

Nesta passagem José (homem poderoso no Egito) perguntou aos seus 10 irmãos presentes como estava Jacó, pai deles. E a resposta foi que JACÓ ESTAVA BEM. Agora, vamos voltar um capítulo e descobrir o que havia por detrás deste “passa bem”:

   “E disse-lhes seu pai Jacó: "Vocês estão tirando meus filhos de mim! Já fiquei sem José, agora sem Simeão e ainda querem levar Benjamim. Tudo está contra mim! Mas o pai respondeu: "Meu filho não descerá com vocês; seu irmão está morto, e ele é o único que resta. Se qualquer mal lhe aconte­cer na viagem que estão por fazer, vocês farão estes meus cabelos brancos descer à sepultu­ra com tristeza". (Gênesis 42: 36 e 38)

Poderia até ser que passava bem de saúde – quanto a enfermidades – mas veja a dor da alma deste senhor! Na verdade ele não parecia nada bem.
Imagine que eu estivesse na sua frente agora e perguntasse: “- Oi, tudo bem?” Qual seria sua resposta do coração? Qual é a sua verdade? Como está de fato a sua vida? Tudo bem?

Muita gente tem sido afligida por inúmeros problemas, dores, provações, tribulações que as fazem ficar mal: Separações prematuras, perder filho para as drogas, depressão, alcoolismo dentro de casa, brigas constantes com parentes, solidão, rejeição, problemas financeiros gravíssimos, doenças graves, condições precárias de vida, fim de namoro, enfim, são tantas coisas que acontecem e que parecem tirar o chão sob os nossos pés, que faz tudo parecer sem sentido, parecer que não dá mais para continuar, e mesmo passando por isso, muitos se enganam quando dizem que “está tudo bem”.
Procure pessoas com as quais você possa compartilhar suas dores, seus dilemas. Não deixe que a neura bata e que te faça afogar neste poço. Busque ajuda e diga que não está nada bem, que você precisa de alguém que te socorra deste buraco em que está. Tenha alguém com quem você possa ter a liberdade de dizer: “- Não meu amigo, não está nada bem. Eu até queria que estivesse, mas não está...”

Para isso é necessário que você saia de onde está e procure pessoas de confiança. Amizade se faz com o tempo, assim como a confiança. Gaste tempo em relacionamentos de amizades.

Mas mais importante que encontrar pessoas de confiança é crer no Deus todo poderoso que sempre te ouve, e que mesmo antes de você o dizer que não está bem, já sabe que você não está e que trabalha por todos aqueles que nele esperam. (cf. Isaias 64:4)
Deus, mediante a obra reconciliadora de Jesus, e através de João vem nos dizer o seguinte:

   “Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.
Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”.

(
Apocalipse 21:3,4)

O choro pode durar uma, duas, vinte, mil noites, mas para aqueles que esperam em Deus, é certo de que essas noites irão passar e chegará o dia em que tudo, literalmente tudo estará bem com você, porque estará no céu onde não haverá imperfeições.

Deus te abençoe.


Gabriel A. Almeida

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

VOCÊ TEM VALOR



Quero que valorize o que você tem. Você é um ser, você é alguém tão importante para Deus. Nada de ficar sofrendo angústia e dor neste seu complexo interior dizendo às vezes que não é ninguém. Eu venho falar do valor que você tem: Ele está em você, o Espírito Santo se move em você... Aí você pode então perceber que para Ele há algo importante em você.” (Corinho cristão).

Essa música já foi e é ainda cantada por milhões de pessoas em toda a terra.  Ela tenta
nos relembrar de que somos alguém, que somos amados e que possuímos um valor que desconhecemos. Desconhecemos e ainda por cima enfatizamos a autocomiseração de nossa pessoa. Muitos em virtude dos fracassos na área familiar, profissional, relacional, espiritual, psicológica ou em qualquer outra, acabam se entregando à depressão, e a péssima auto-estima.
Mas em Deus descobrimos que seres tão pequenos como nós possuímos um valor. Você sabe qual é o seu valor?

Deus planejou você:Você foi concebido na mente de Deus antes mesmo de ser concebido no ventre de sua mãe. Você pode ter sido um filho indesejado e até mesmo nem ter sido planejado por seus pais, mas você foi desejado e planejado por Deus. Você não é fruto do acaso. Você é exatamente dessa forma porque Deus tem um propósito, uma missão em você ser assim.

“Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.

Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” 


Se entendermos isso, temos motivação na vida.
Como mencionei alguns parágrafos acima, com certeza existem pessoas que pensam terem nascido numa época errada, que talvez seu tempo não tenha chegado, muitos afirmam que não fazem diferença alguma no país que vivem, pensam que seus propósitos não são onde estão, ou pensam que são mais um na multidão, que nada de especial lhes tenha sido reservado, que a sensação de solidão é a única companhia, enfim, para todos vocês quantos pensam assim, lhes trago uma verdade: Se você está vivo hoje, qualquer que seja sua idade e história é porque Deus programou você para estar aqui e agora.  Você não é insignificante. Deus escolheu te criar para se relacionar com você e porque tem propósitos reais sobre sua forma de viver.
Saiba que Deus tem muito a fazer por você e através de você. A forma como você vê sua vida vai determinar sua atuação, afinal, um cubo visto de frente é apenas um quadrado. Aprenda a enxergar as situações e seus dons, e unificando isso aja com utilidade como Deus planejou. Você tem valor e por isso pode olhar e enxergar o cubo por variados ângulos.
Deus os planejou, regenerou e chamou porque tem um plano comum a todos: Continuar a fazer o que Jesus começou (cf. Mateus 5:21).

Você tem valor.



Gabriel A. Almeida

DESERTO



“Pleno do Espírito Santo, retornou Jesus do Jordão e foi conduzido pelo Espírito ao deserto, onde enfrentou as tentações do Diabo por quarenta dias. Durante todos esses dias não comeu nada e, ao fim desse período, estava faminto. Indagou-lhe, então, o Diabo: “Se tu és o Filho de Deus, ordena que esta pedra se transforme em pão”. Mas Jesus lhe contestou: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o ser humano”.
(Lucas cap 4 v 1-4- KJA)

Podemos caracterizar o deserto geograficamente como uma região que recebe pouca precipitação pluviométrica. No deserto temos um ambiente hostil e potencialmente mortal para seres humanos despreparados. Altas temperaturas, falta de fontes de água para recuperação líquida e rápida perda de água pelo suor, podem ocasionar a morte de seres humanos em poucos dias por desidratação.
No contexto da vida cristã, podemos interpretar o deserto de duas formas: ou como uma travessia necessária para o crescimento espiritual de nossa fé em Deus ou meramente olhamos para o deserto como um período árido, vazio e cheio de solidão que pode nos levar a morte espiritual.
Jesus ao ser conduzido pelo Espírito ao deserto, optou pelo primeiro caminho sugerido. Ao ser tentando por quarenta dias, podemos imaginar Jesus sentindo solidão, desespero , vontade de desistir, sentimentos que muitos de nós já enfrentamos nos desertos de nossas vidas.
Muitas das vezes enfrentamos sofrimentos "desertos" em nossas vidas, sentimos na pele o que é ser conduzido ao deserto. Contudo, não podemos nos esquecer que se cremos na Palavra de Deus, Ele estará conosco durante este tempo. Uma observação é importante, não estamos imunes ao sofrimento por sermos Cristãos, como o próprio Jesus disse:

“E Jesus proclamava às multidões: “Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz dia após dia, e caminhe após mim. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará.”  (Lucas cap 9 v 23-24 – KJA)

Negar a sim mesmo pode nos levar a um período de deserto, mas tenha a certeza que após este tempo seu crescimento espiritual e de conhecimento dos propósitos de Deus em sua vida serão mais claros e visíveis.
Outro ponto interessante da passagem no evangelho de Lucas no capítulo 4 é notar que a tentação a Jesus  pelo Diabo, foi realizada quando Jesus estava “faminto”, no período final dos quarenta dias. Podemos tirar uma lição importante aqui, o “acusador” não tem pressa ele age quando estamos “ famintos” prestes a desistir. Qual foi a resposta de Jesus? “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o ser humano”.
Jesus passa pelo deserto e vence as tentações confiando na Palavra e na força do próprio Deus. Recebeu tratamento, fortalecimento e crescimento espiritual.
O escritor C.S Lewis disse: “Deus sussurra em nossos ouvidos por meio de nosso prazer, fala-nos mediante nossa consciência, mas clama em alta voz por intermédio de nossa dor; este é seu megafone para despertar o homem surdo.”

Que possamos atravessar pelos desertos de nossa vida com coragem, sabedoria e conhecimento da Palavra de Deus, confiando na sua ajuda e salvação. Afinal:

Não tenha medo, pois Eu estou com você, do oriente trarei seus filhos e do ocidente ajuntarei você.” (Isaías cap 43 v 5 – NVI) 


Deus o abençoe !

Richard Santiago


Obs: Versões bíblicas utilizadas: King James Atalizada (KJA) e Nova Versão Internacional ( NVI )

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

DEPOIS DO VOO VEM O DESCANSO




DEPOIS DO VÔO VEM O DESCANSO

Salmos - 55:6

“Assim eu disse: Oh! quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em descanso.”


Ouço muitas pessoas dizerem: “Ah, como eu queria poder voar!” Esse desejo realmente é bem comum a todos nós. Quem nunca quis saber e poder voar? Parece um ato de liberdade e nada dificultoso. Parece não exigir esforço, senão simplesmente abrir as asas e seguir a direção do vento.

Por esses dias, voltando de onde trabalho percebi a dificuldade de uma ave para vencer o vento e continuar voando para a direção que lhe convinha. O vento soprava forte em sentido contrário ao vôo da ave. Não me pareceu naquela hora que voar fosse algo fácil!
Pois é! Voar nem sempre parece ser bom e fácil! Assim como para andar ou correr, existem obstáculos também para o vôo. Pensando dessa forma, entendo que voar não é sinônimo de liberdade: É sinônimo de lutar para vencer os obstáculos (vento contrário, chuva) e assim quem sabe, ter a liberdade de poder abrir as asas e se deixar levar pelo vento.
Para o salmista o vôo sugere descanso, mas creio que ele sabia que antes do descanso viria a labuta de aprender a voar, enfrentar rajadas de ventos contrários, tempestade, enfim... Só vencendo esses oponentes é que ele encontraria descanso.
Nossa vida é assim: Cristo nos deu de herança o descanso eterno no seio do Pai. Esse tempo aqui na terra é nosso voo contra os obstáculos, mas chegará a hora em que toda luta contra estes oponentes será recompensada de forma eterna. Encontraremos descanso na esperança prometida por Cristo, em que “olho nenhum viu, ouvido algum ouviu, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado àqueles que o ama.”
 (I Coríntios 2:9). 
Por isso, enquanto vivemos aqui,“espere e confie no Senhor, que vocês terão suas forças renovadas, e assim voarão alto como águias.” (Isaías 40:31).




Deus os abençoe!

Gabriel A. Almeida

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

ESTRADA





"Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro."

(Jeremias cap 29 v 11 -NVI )

Em uma certa ocasião conversando com um amigo muito especial ele me disse uma frase que ficou em minha mente durante alguns dias e ainda penso refletindo sobre ela.
"Quando estamos viajando em uma estrada não conseguimos saber o que está depois da curva, porém Deus conhece."
Em uma viagem não conhecemos o que está depois da curva, apenas quando passamos por ela temos a "visão" aberta do local.
Assim é nossa vida, a passagem de hoje que encontramos no livro de Jeremias demonstra que os planos de Deus para nossa vida são maiores e perfeitos.
Na vida passamos por determinadas situações que não temos controle e se estivermos na estrada com a presença de Deus podemos confiar que Ele sabe o que será  melhor e o que está depois da curva.
C.S.Lewis escreveu " Para quem está na estrada errada, progredir é dar meia volta e retornar à direçao correta, nesse caso, a pessoa que der meia volta mais cedo será a mais avançada."
Convido a você a reflexão, se perceber que está na estrada errada intencionalmente ou não, peça a Deus para que você encontre a direção correta. Acredito que muitas situações em nossas vidas não são intencionais, porém atenção com a placa na estrada, " PLANOS DE DEUS ". Afinal:

" Há caminhos que perece certo ao homem mas no final conduz à morte."

( Provérbios cap 14 v 12- NVI )


Deus o abençoe !

Richard Santiago

BEM VINDO !!!

Bem vindo ao novo blog Metanoia em Ação ! Nosso objetivo é levar a mensagem do evangelho de Jesus Cristo utilizando as Sagradas Escrituras. As mensagens e reflexões sugeridas aqui, serão baseadas no cotidiano da vivência Cristã.
A palavra Metanoia significa "mudança de pensamento" no contexto cristão podemos dar o significado de " arrependimento ou o processo de conversão". Nossa ideia é que os textos ajudem não só aos leitores do blog mas também aos autores na caminhada de uma metanoia em ação, que Nosso Senhor Jesus Cristo nos abençoe nesta missão!

Um abraço que Deus o abençoe !

Equipe Metanoia em Ação