Translate

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

SUPERAÇÃO






"Vejam, o Senhor, o seu Deus, põe diante de vocês esta terra. Entrem na terra e tomem posse dela, conforme o Senhor, o Deus dos seus antepassados, disse a vocês. Não tenham medo nem desanimem." Deuteronômio 1:21

Hoje me inspirei na história de Calum Scott para escrever esse texto. Conheci este rapaz assistindo o vídeo do link publicado acima. Lembro que a primeira vez que assisti, não sabia o que havia acontecido minutos antes da sua apresentação. Li que antes de sua apresentação no Britain's Got Talent 2015, sua irmã havia se apresentado e reprovada pelos jurados. Calum entrou no palco logo depois. Parte da plateia estava chorando, o ambiente havia ficado carregado. Calum entrou balançado, mas precisou se conter para poder conseguir cantar. Ele cantou "Dancing on my own", numa versão própria, e quando acabou, simplesmente toda plateia estava de pé aplaudindo. Pronto! Calum havia sido classificado para seguir adiante. Superou a primeira batalha, vencendo seus sentimentos pela irmã, a apatia da plateia, e a desconfiança dos jurados.

Calum Scott seguiu no programa, e foi passando de etapa até chegar à grande final. Sério que eu pensei: "Esse cara vai faturar fácil esse programa!", mas Calum cometeu um pequeno deslize em sua última apresentação (Diamonds - Rihanna) - brilhou na sequência da música - porém aquele deslize lhe custou o preço do "favoritismo". Calum terminou apenas na sexta colocação. Quem lembra de algum sexto colocado? Quem foi o sexto colocado na última copa do mundo? Qual país ficou em sexto no quadro de medalhas na olimpíada aqui do Brasil? Para Calum, talvez isso não importava. Já já finalizo a história de Calum.

O texto de Deuteronômio ali do começo é uma fala de Moisés ao povo que estava recebendo a liberdade de uma escravidão terrível. A caminhada estava difícil, era provação atrás de provação, mas Moisés insistia com seu povo: "NÃO DESANIMEM! VAMOS SUPERAR!" O povo reclamava continuamente, deixava de crer nas promessas de Deus que já havia prometido a eles uma terra que manava leite e mel, e por fim, se parecia tanto, mas tanto com a gente, não é mesmo? Quantas vezes abandonamos a superação e abraçamos o desânimo, a derrota, o fracasso, a SEXTA COLOCAÇÃO? Calum não se agarrou ao que poderia ser chamado de derrota. Seu deslize na música final não foi impedimento para seu futuro.

Finalizando a história de Calum Scott, acessei o youtube por estes dias e fui ver seus últimos vídeos. Surpreendi quando vi "CALUM SCOTT CANTA NA FESTA DE ENCERRAMENTO DA PARALIMPÍADA DO BRASIL". O estádio estava lotado, e lá estava o sexto colocado de um programa que eu sequer sei quem foi o primeiro! Lá estava Calum cantando com Ivete Sangalo e aparecendo na televisão para todos os continentes do planeta. O sucesso foi tão grande que repercutiu em toda rede virtual. Superação!

Sobre os hebreus e a fuga da escravidão, superaram 40 anos de caminhadas, provações, caídas e recaídas, mas por fim, Deus os moveu com profunda superação, e eles foram libertos.

Escrevi esse texto porque sei que todo mundo precisa se superar uma hora. E quando parecer que não tem mais forças, que está tudo acabado, se lembra que "sexto lugar" não quer dizer fim da linha. Se lembra que Deus libertou uma multidão de pecadores que não mereciam o que receberam, mas que por misericórdia, apesar de toda luta foram premiados. Quem sabe o próximo sexto lugar seja você! Basta superar as adversidades e sua mente, afinal, vencedor não é quem chega em primeiro, mas sim quem chega em "sexto" e consegue superar andando com Deus.

Que Deus nos abençoe e nos dê a superação que nos falta!

Gabriel A. Almeida.





sábado, 12 de novembro de 2016

PERCEPÇÃO DO REINO: TIPO CRIANÇA


A PERCEPÇÃO DO REINO: TIPO CRIANÇA

Disse Jesus: "Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.” (Marcos 10:14)

As imagens do texto foram desenhadas por algumas crianças de 6 anos. Eu pedi que elas desenhassem o que eu narrasse, e que fizessem conforme o desejo deles. O primeiro retratou a criação do mundo e do homem com a forma do joguinho minecraft. O segundo fez uma obra de arte (Adão com a folha de bananeira foi ótimo!)

Essa é a pureza das crianças! Isso me faz lembrar outro caso: O dia em que um líder religioso pediu que as pessoas desenhassem uma igreja conforme quisessem. Todos desenharam e o líder escolheu 3 pessoas para apresentar lá na frente os desenhos. O primeiro foi um homem adulto. Ele expôs o desenho: um prédio de três andares, colunas, janelas, abóboda e detalhes perfeitos. A segunda foi uma mulher. Seu desenho era de um templo amplo, muito bem pintado e muito limpinho. E o terceiro escolhido foi um garotinho de 5 anos. Seu desenho foi um homenzinho de palito.
O líder ficou curioso e perguntou ao garotinho o porquê daquele desenho. O pequenino disse que aprendeu no cultinho que igreja é onde Deus mora - no ser humano. Uaaaaaaauuuu! Que percepção!!!

As crianças têm uma verdade e uma fé tão imaculada que dá vontade de arrancar à força toda maldade que cultivamos no decorrer da vida! Sabe porque? Porque naquela cena do versículo citado, Jesus tem o prazer de receber em seu colo e abraço todas essas criancinhas. Essa pureza toca o coração daquele que nunca se homogenizou com a podridão da mente não renovada em e por Deus. E se o próprio Jesus nos convida a ser como crianças, então é possível que sejamos.

O que hoje te impede de ser como uma criança diante de Deus? Eu até iria citar alguns exemplos de respostas, mas não convém. Cada um sabe o que impede!

Que a nossa percepção do reino de Deus e que nosso envolvimento neste reino, seja como numa percepção da criança: Pura, cheia de amor, sem interesses e sincera. E lembra: Ser adulto não te impede de ser como uma criança para Deus.

Deus te abençoe!

Gabriel A. Almeida.