Translate

quarta-feira, 22 de junho de 2016

DEUS DEU, DEUS LEVOU. LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR!


Jó disse: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ".Jó 1:21

Eu comecei a mudar alguns pensamentos que tinha a respeito de posse e propriedade das coisas. Mudei também a respeito da nossa relação de “posse” quando referente à outra pessoa.

“Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas.” Romanos 11:36

Esse texto trouxe algumas verdades sobre minha vida: Nada é meu, mas tudo é de Deus. Acontece que Ele confia coisas e pessoas a nós, e precisamos exercer cuidado sobre estes, até o tempo em que Deus os leve de volta. É como na parábola dos dez talentos, em que Deus dá a cada pessoa um tanto de moedas e pede que cuide (no sentido de dar o melhor de si sobre o que Deus deixou) e multiplique para que quando voltasse, achasse os talentos “em melhor estado”. Ele volta e de alguns até acha, mas de outro não. Tudo e todos que estão a nossa volta são para cuidarmos com todo nosso vigor. Não são nossos, mas apenas estão conosco.

Estou escrevendo este texto inspirado em algo que aconteceu ontem: Denise, uma irmãzinha da igreja estava internada em estado grave por causa de metástase, e fui orar por ela. Tirei parte da noite para pedir a Deus pela restauração da saúde dela, mas que, sobretudo fosse feita a vontade Dele. Porém algumas horas depois a notícia foi: Faleceu a querida colega e irmã em Cristo, em quem eu tinha grande admiração e carinho.

Quando recebi a notícia do falecimento da nossa querida irmã, pensei na frase de Jó: “Deus deu, Deus tomou. Louvado seja o nome do Senhor!” Essa frase me fez lembrar que Denise sempre foi Dele e que o tempo dela aqui (Deus deu) havia terminado (Deus tomou), e que o propósito da vida dela foi para refletir a glória de Deus (Louvado seja o nome do Senhor!). Fui muito abençoado através das orações que ela fazia por mim e por todos os conselhos que recebi. Não só eu, mas todos quantos estavam ali por perto. A dor da saudade fica, mas Deus tem o controle de tudo nas mãos. Não há nada que fuja aos seus olhos, nem mesmo a dor de quem já não tem mais o que Deus levou de volta.

Quando pensamos que Deus é o nosso proprietário (e de todo o universo), ficamos com o pensamento parecido com o de Jó, que após ter perdido gado, propriedades e família, teve a coragem e fé para entender que o que ele tinha havia sido confiado a ele temporariamente, e por isso não atribuiu culpa alguma a Deus. Deus havia simplesmente levado o que antes havia trazido.

“Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus”. Jó 1:22

Viemos nus e voltaremos nus. Não levaremos nada e nem ninguém. Louvado seja o nome do Senhor!

Deus te abençoe!


Gabriel A. Almeida.

sábado, 18 de junho de 2016

A BOCA FALA DO QUE ESTÁ CHEIO O CORAÇÃO


“Pois a boca fala do que está cheio o coração”. (Mateus 12:34)

As palavras quando ainda estão em nossa mente e presas na língua, são totalmente subordinadas e submissas. Uma vez liberadas causam efeitos que queremos ou não, dependendo das interpretações. Depois que ditas, as palavras se tornam o sujeito e nós o predicado. A palavra acaba ganhando o poder de atribuir um verbo e um sentido a nós. "As palavras ditas não tem retorno", já diz o provérbio chinês.

Tem vezes que me pego (nos pegamos) falando um monte de bobeira de forma consciente e voluntária – palavrões, acusações, julgamentos – e fico (ficamos) extremamente chateado (chateados) comigo (conosco)! Parece que sou (somos) uma lata de lixo tão repleta de entulhos, que começa a vazar pela tampa. Como fede (fedemos)!

Há também as mentiras. Gente: é muito tenso quando somos pegos numa contradição, seja por causa de uma desculpa dada, seja por querer justificar algo. Quem aqui nunca respondeu SIM, quando queria ter dito NÃO, ou vice-versa? Quem já omitiu uma verdade, inventando uma mentira para poder justificar um desejo? São tantos outros casos em que a gente vacila feio! Mas o pior é quando nossas palavras malditas causam efeitos noutras pessoas!

Lembro-me de um caso em que uma pessoa disse à outra: “Nossa! Como você está gorda!” A outra pessoa respondeu: “É porque estou grávida”. UÔôÔôÔu! Segura essa resposta!!!! É desse jeito.

Palavras machucam mais do que golpes. Tem coisas que a gente diz que podem ferir alguém por toda a vida. As palavras podem nos escravizar e podem matar pessoas. E A BOCA CONTINUARÁ FALANDO AQUILO DE QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO.

Mas no fim de tudo, minha reflexão foi mesmo algo que tem me incomodado bastante: Tenho falado muita asneira e esse versículo acabou concluindo o que se passa no meu coração: A MINHA BOCA SÓ SOLTA AQUILO DE QUE O CORAÇÃO ESTÁ REPLETO. Vale uma autoanálise para mim e para quem estiver lendo, porque no fim das contas, a boca vai falar as coisas que estão no coração, assim também como tomaremos atitudes que também estão transbordando do nosso coração (Essa aqui é forte).

“É melhor ser rei do teu silêncio do que escravo das tuas palavras”. (William Shakespeare)

Veja também sua situação hoje, baseada neste texto.

Deus te abençoe!


Gabriel A. Almeida.

domingo, 5 de junho de 2016

MANDA NUDES


II Coríntios 6:19,20 à “Ou será que ainda não sabem que o corpo de vocês é a casa que o Espírito Santo escolheu para morar, através de Deus, e que o corpo de vocês já não é mais de vocês? Vocês foram comprados por um bom preço; glorifiquem a Deus com o corpo de vocês, e também em seu espirito, aos quais pertencem a Deus”.

Cada dia que passa a gente se surpreende com as modinhas promíscuas do mundão! Agora estamos na era do: MANDAR NUDES.

Nudes são fotos de nudez enviadas geralmente por Whatsapp, Facebook e outras redes sociais. Desde adolescentes à adultos estão nessa moda.

Eu fiz uma pesquisa com adolescentes entre 14 e 17 anos, para saber qual a finalidade dos nudes. As respostas foram surpreendentes: Os nudes quebram a timidez nos nossos relacionamentos; Mandar nude é só quando realmente gostamos da pessoa; Os nudes servem para promover nossa beleza; Nude é uma forma de querer aparecer; Nude é falta de amor próprio ao corpo; É para apimentar nossa relação; Nude nos ajuda alcançar “fama” (PENSEI: FAMA DE QUÊ? Coisa boa que não é. Não conheço ninguém que goste de ser chamado de p... ou safado).

Em seguida fiz a segunda pergunta: “- Os pais de vocês sabem disso? Sabem que vocês tem acesso a fotos de garotos e garotas peladas?” A resposta foi unânime: “- DE FORMA ALGUMA PODEM SABER”.

Se for algo que precisa ser escondido, então é errado, certo?  Tenho dentro de mim que a palavra “errado” está quase extinta em nossa sociedade. Isso é extremamente perigoso porque cada um busca a felicidade a qualquer custo, e nem o próprio corpo poupam mais. Não ligam de terem fotos nuas rodando a cidade, gerando a pior das famas e conceitos possíveis. Na verdade, o certo virou o errado e vice-versa. É o que está parecendo!

Um garoto disse para a menina: “- Ei, sua calça está caindo e está aparecendo a ponta da sua calcinha”. A garota respondeu: “- Para quem já me viu pelada, ver minha calcinha não tem problema”. Eu fui testemunha desse fato!

Gente, olhem em que ponto chegamos! O nosso corpo é o bem mais precioso que temos. Podemos perder tudo nessa vida, mas o nosso corpo estará sob nossos cuidados até nosso último fôlego de vida. Lembrando que cuidar do nosso corpo está além de uma esfera física: É ter um bom caráter, preservar a dignidade, a honra e a ética, e por aí vai... Sabemos que a fotografia de nudez de alguém não ficará restrita a somente uma pessoa, na maioria das vezes, não é?

Este não é um texto de acusação, mas sim de reflexão. Jesus comprou nossa vida com seu próprio sangue, nos reconciliou com Deus, e mesmo sendo toscos como somos nos escolheu para sermos as casas onde Ele deseja morar, além de nos dar uma nova chance de vencermos as tentações do que o ilícito traz (eu acredito que exista certo e errado e que nós precisamos decidir em qual lado ficar). 

Agora nos resta pensar: Vale a pena nos expormos desta forma? O quê ganhamos com isso?

Glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.

Deus abençoe a todos.


Gabriel A. Almeida.