Translate

domingo, 22 de maio de 2016

MESMO SEM ENTENDER – O enigma de Jó e uma explicação


O Livro de Jó nos ajuda a entender o seguinte: Satanás não pode nos afligir com destruição física e financeira sem a permissão de Deus. Deus tem poder sobre o que Satanás pode e não pode fazer. Isso vai além de nossa capacidade humana de entender o “porquê” por trás de todo o sofrimento no mundo. Sofrimento às vezes pode ser permitido em nossas vidas para purificar, testar, ensinar ou fortalecer a alma. Deus continua a ser suficiente e a merecer e desejar o nosso amor e louvor em todas as circunstâncias da vida. (GOTQUESTIONS.ORG)

Tem coisas que acontecem na nossa vida que nos fazem questionar o porquê de ter sido daquele jeito, naquela hora, e tal. São fatos que nos aterrorizam e nos colocam medo. A gente pergunta: Por que isso está acontecendo comigo? O que eu fiz para merecer? Está aí o exemplo claro disso: Jó – Homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Homem que cuidava dos órfãos e amparava os trabalhadores, abençoava as viúvas e sempre estava vivendo em prol da sociedade. Deus então permite que Jó sofresse perdendo seus filhos, gados, empregados e posses. Como se não bastasse, Jó sofre acusações severas de seus amigos enquanto coçava suas feridas cheias de vermes, usando cacos de telha. Jó até em certo momento se perguntava: O que fiz de errado? A pergunta certa nem era essa. A pergunta era: O QUE DEUS QUERIA COM ISSO?

Deixa-me contar um pouco sobre o que nunca tive coragem de dizer a ninguém: Eu sofro da síndrome do pânico/transtorno de ansiedade. Sofro um tempão com essa síndrome - Num próximo texto volto a falar de sintomas, como me sinto e faço para vencer cada dia e toda minha luta. Mas o fato é que depois de 13 anos com isso, me fiz a pergunta: O QUE HÁ DE ERRADO COMIGO? POR QUE EU? Sem ter que explicar os detalhes e caminhando direto ao ponto, tenho aprendido a mudar a pergunta para uma exclamação: Deus, eu não sei o porquê, mas confio em Ti! A pergunta que restou foi: O que o Senhor quer com isso?

Sobre Jó, ao final do capítulo 42 de seu livro vemos o agir de Deus e a resolução para tudo o que Ele passou. Uma explicação temos para o caso de Jó, o meu e quem sabe o seu também: PARA QUE O NOME DE DEUS FOSSE EXALTADO.

Sobre a sua situação e a minha, não sei o final, e não sei se será como a história de Jó. Só sei de uma coisa: Deus continua a ser suficiente e a merecer e desejar o nosso amor e louvor em todas as circunstâncias da vida. A nossa responsabilidade para com Deus é obedecer e confiar nEle, submetendo-nos à sua vontade, quer entendamos ou não.

E com isso tudo o que passou, acho que a canção que Jó cantaria e nos convidaria a cantar se estivesse vivo hoje seria esta:

Mesmo sem entender, mesmo sem entender
Eu confio em Ti, mesmo sem entender.

Eu sei que é o melhor pra mim, mesmo sem entender

Deus, mesmo que eu não consiga entender
E queira tudo do meu jeito
Eu até choro, e as vezes até chego a dizer:
Por que é que tem que ser tão difícil pra mim?
Parece que é difícil só pra mim.

Eu sei, seus pensamentos são mais altos que os meus,
O teu caminho é melhor do que o meu,
Tua visão vai além do que eu vejo,
O Senhor sabe exatamente o que é melhor pra mim
E mesmo que eu não entenda o seu caminho, eu confio.

E, Deus, porque sou tão pequenino assim
Vou ficar quietinho aqui no seu colo
Esperando o tempo certo de tudo
Porque eu sei que vais cuidar de mim
E o seu melhor está por vir
Eu sei que é o melhor pra mim
Mesmo sem entender, mesmo sem entender
Mesmo sem entender, eu confio em Ti
Mesmo sem entender, eu sei que é o melhor pra mim
Mesmo sem entender.

https://www.youtube.com/watch?v=yb8XKmHPGc8

Deus te abençoe com paz e confiança!


Gabriel A. Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário