Translate

domingo, 20 de março de 2016

DEIXANDO MARCAS NAS PESSOAS


“Não avaliamos a vida pelos anos vividos, mas sim pelas pessoas que tocamos a nossa volta.” (Peeta Mellark – Jogos Vorazes)

Peeta Mellark é personagem dos filmes e livros “Jogos Vorazes”.

Essa frase dita por ele é extremamente forte, pois revela um propósito de vida bastante renegado por muitos de nós: Viver para deixar marcas nas pessoas – e que sejam boas.

Na Bíblia, em Lucas 3, tinha uma multidão estarrecida com as palavras de João Batista e perguntam o que deveriam fazer. João Batista diz um dos propósitos que marcam uma vida:

"O que devemos fazer então?", perguntavam as multidões. João respondia: "Quem tem duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo". (Lucas 3:10-11)

Agir conforme a necessidade das pessoas, partilhando o que é nosso é algo realmente altruísta, é algo que pode mudar e transformar uma vida de forma que nem imaginamos! Isso gera uma boa autoavaliação de vida.

 Bem disse Peeta, que não podemos avaliar nossa vida baseado na quantidade de tempo perambulando na terra dos viventes. A vida não se resume a nós e não se resume a egolatria. Avaliar a vida com base no que fazemos às pessoas é um bom propósito de vida. Quem ama o próximo ama também a Deus. Quem diz que ama a Deus que não vê, mas não ama o próximo a quem vê, como poderia dizer que ama a Deus? Amar Deus é amar as pessoas, deixando boas marcas.

Temos dois tipos de marcas que podemos deixar na vida das pessoas: As boas e as ruins. As boas são procedidas de transformação de vida (tanto para quem ajuda, quanto para quem é ajudado). As ruins são procedidas de traumas.

Quero dar dois exemplos pessoais que se encaixam com ambas as marcas:

            1) Quando eu era adolescente agi com inconsequência ao não tratar uma garota com o devido respeito que as mulheres merecem. Eu marquei a vida dela de forma negativa;

       2) Como no texto de Lucas 3, tive a oportunidade de dividir algo que eu tinha. Vi um rapaz numa clínica jogando futebol descalço enquanto os demais estavam calçados. Acabou o jogo e ao conversar com ele fiquei sabendo que ele não tinha tênis. Tirei o meu do pé e calcei nele.

A verdade é que não sei se a garota ou o rapaz se lembram do que fiz. Não sei quanto tempo a garota demorou em superar o trauma e não sei o que aconteceu com o rapaz depois que fui embora, mas sei que passei pela vida deles e deixei marcas. E mais que isso: EU FUI MARCADO, EU FUI TRANSFORMADO!

Pelas pessoas que você toca à sua volta, qual é a avaliação da sua vida?

 “Não avaliamos a vida pelos anos vividos, mas sim pelas pessoas que tocamos a nossa volta.” Lembre disso!

Deus te abençoe.


Gabriel A. Almeida.

segunda-feira, 7 de março de 2016

ALGO PELO QUE VALHA À PENA LUTAR


“Eu só queria algo pelo qual valesse a pena lutar”. (JAKE SULLY - Avatar)

“Porque Deus amou o mundo de uma maneira imensa, que deu seu único filho para que todas as pessoas que nele cressem, não morressem e nem fossem condenadas a pagar o preço do pecado, mas tivessem a vida eterna”. (João 3:16 – no meu entendimento)

Bem disse o personagem Jake Sully, no filme “Avatar”, quando quis encontrar propósitos para viver. Se nossa vida for vazia do que valha a pena lutar, então ela não tem sentido. Mas pelo quê vale a pena lutar? Bom, cada um tem seus motivos e razões.

Existem alguns exemplos que precisamos dar uma refletida: Eu estava assistindo um programa policial e o assunto era sobre drogas. A mãe já estava desesperada porque não sabia o que fazer com o filho. Ela já havia tentado de tudo, e em total desespero disse: “Eu sou a mãe dele e se eu desistir, ele não vai ter ninguém ao lado dele. Não sei mais o que fazer. Não sei mesmo! Estou aflita e não vejo uma luz. Mas ainda ele é meu filho. Eu preciso lutar por ele. Confesso que perdi as esperanças, mas preciso lutar por ele.”
Não sei o fim da história, mas sei que a mãe tinha um bom motivo para viver: Ver seu filho recuperado na vida.

Conheço um casal que realmente se amava, mas chegou o dia em que a esposa quis se separar. Lembro-me do marido desesperado pedindo ajuda, oração e dizendo que lutaria com todas as forças para ter o casamento recuperado. O fim da história é que hoje são muito bem casados e ganharam filhos lindos. Ele lutou pelo casamento e hoje pode dizer que valeu à pena.

E o exemplo para fechar é sobre você. Você sabe se alguém já viu em você um bom motivo pelo qual valesse à pena lutar? Você sabe de alguém que lutou ou luta por você? Infelizmente nem todos os pais, cônjuges, amigos, ou quem quer que seja lutam por nós, mas Jesus lutou por você até o fim. Cara, você é importante demais! Ele deu a própria vida para que você pudesse ter vida, e vida em abundância. E em Isaías 53:11 diz que “Ele vai ver o fruto do trabalho que realizou em seu favor e vai se alegrar”. 

A vida de Jesus se resumiu em investir em você, e isso mesmo tendo sido há 2000 anos tem o poder de transformar totalmente sua vida hoje. Você foi um dos motivos pelo qual valeu à pena Jesus lutar.

Duas morais eu deixo a você: 1) Jesus lutou por você; 2) Lute pelo que vale a pena lutar.

Enquanto houver esperança, lute!

Deus te abençoe.

Gabriel A. Almeida.


sábado, 5 de março de 2016

O ESTADO INACABADO DE EDWARD MÃOS DE TESOURA


“O que aconteceu de errado com você? - Estou inacabado.” (EDWARD MÃOS DE TESOURA).

“Deus preferiu essa carne. Não quis os templos que eu posso construir com minhas mãos. Me fez casa. Eu sou morada. Lugar de Deus que não está lá fora, mas sim mora dentro de mim. Abri a porta e Ele entrou em casa. Estou em obras e essa morada um dia será perfeição! A minha janela são estes olhos que brilham: Uma coisa ela mostra que quem a ilumina é o meu Amado mudando as coisas de lugar dentro de mim. Eu sou casa. Lugar de Deus e Ele habita em mim. Lá fora é frio. Lá fora é medo. É alto de monte, deserto, vazio. Morando em mim, Tu me aqueces. Me ensina a ser livre Santo Espírito: me enche de alegria.” (CASA - PALAVRANTIGA)

Bem disse Edward, protagonista do filme “EDWARD MÃOS DE TESOURA”, sobre seu estado inacabado como criatura. Ele ainda estava em formação. No caso dele, seu criador veio a falecer antes de completá-lo. No lugar de suas mãos possuía tesouras.

Na canção “CASA”, da banda “PALAVRANTIGA”, canta-se que nós, seres humanos salvos por Cristo, estamos em constante transformação e que somos a casa onde Deus escolheu morar e que a cada dia, em santificação, até o chegado dia em que Ele vier nos levar, seremos transformados em incorruptíveis e perfeitos, bem como Deus é.

Estamos em construção. Sim, estamos ainda inacabados. Estamos sendo moldados como um vaso nas mãos do oleiro...

“Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”
Jeremias 18:5,6

E por que estamos sendo moldados? Por que estamos em construção? Por que ainda estamos inacabados? O texto de I Coríntios 15:51-54 explica:

“Eis que eu digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.
Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal se revista de imortalidade.
Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade e o que é mortal de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória".

A resposta é que para estarmos unidos eternamente com Deus, é necessário não estarmos em um corpo sujeito ao pecado e a morte (por isso estamos em construção – por um corpo incorruptível e totalmente Santo);

Jesus nos ensinou como viver este período de construção e reformas das nossas vidas até que Ele venha nos aperfeiçoar de uma vez por todas (quando partirmos dessa para melhor), e isso é resumido em: OBEDECER A ELE. E enquanto obedecermos, por amor Ele agirá dentro de nós “mudando as coisas de lugar”, como diz a canção.
Creio que Deus deseja morar em você também... Abra seu coração e deixa-O entrar.
Para você que já está em processo de construção: Deus não vai demorar em te aperfeiçoar. Siga firme na fé, enquanto ele conserta a casa em que está.

Deus abençoe.


Gabriel A. Almeida.