“Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.” (Salmo 139:7-10)
Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.” (Salmo 139:7-10)
Após perder o filho, J.J. desceu ao fundo do poço. Após a fase mais escura da sua vida, ele disse: “Sei como é o fundo do poço, e sei quem nos espera lá: Jesus Cristo”.
Essa parte da vida de J.J. Cooper, bem escrita por Max Lucado, em seu livro “Você vai sair dessa!”, me marcou profundamente. Eu nunca havia parado para pensar que Jesus também nos faz companhia quando estamos no fundo do poço.
Local úmido, escuro, isolado, apertado e sem espaço para companhia… Essa era minha idéia de poço até ontem! O poço pode ser quase tudo do que descrevi, mas sem espaço para companhia é algo que mudei de opinião. Veja o que diz o Salmo 139:7-10. Podemos fugir para qualquer lugar do mundo, para qualquer hemisfério, profundidade, altitude: Lá Jesus estará. Este é nosso Deus onipresente. Estará em qualquer lugar sempre de prontidão para nos ajudar, para nos dar a mão e nos conduzir a outro lugar, onde com certeza Ele também estará.
Você pode ter caído no fundo do poço quando entrou em depressão, ou quando perdeu alguém querido, ou por fim de um relacionamento, por mágoas, por dívidas, por sucessivos fracassos e sonhos frustrados, enfim… Você hoje precisa saber que Jesus está neste poço para te amparar.
Se eu pudesse reescrever esse Salmo citado, ficaria mais ou menos assim: “Para onde eu poderia escapar do teu Espírito? Seu eu for para a clínica de reabilitação, para UTI, para o hospício, para o abrigo de mulheres violentadas, para a prisão… mesmo ali a sua mão direita me guiará.”
Para finalizar, a história de José do Egito, filho querido e irmão invejado, vendido pelos irmãos, prisioneiro em um país estranho - de forma injusta - acusado de um crime que não cometeu, e anos depois se torna o segundo homem mais importante do Egito.
Se essa história pode servir como um precedente, talvez Deus possa usar o Egito (fundo do poço) para te ensinar que Ele está ao seu lado e que a graça Dele te basta. Mesmo que sua família desapareça; mesmo que você não tenha mais apoio; mesmo que os conselhos sequem; MAS DEUS NUNCA SAI DO MESMO LUGAR. A PROMESSA AINDA ESTÁ DE PÉ: “Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá.” (Gênesis 28:15).
Deus te abençoe!
Gabriel A. Almeida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário