Translate

sábado, 27 de fevereiro de 2016

GRAAAAAANDEEEEE SEU MADRUGA




"Posso não ter um centavo no bolso, mas tenho um sorriso no rosto e isso vale mais que todo dinheiro do mundo." (Seu Madruga)

“A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro.” (Provérbios 22:1)

Considerando o significado da palavra estima – Valor que você dá a alguém ou a algo – pode-se dizer que o texto de Provérbios e a frase do Seu Madruga são equivalentes.

Hoje uma criança de 11 anos me disse: “Gabriel, fulano me disse que o pai dele é melhor que o meu, só porque meu pai foi transferido para outra empresa e o dele não... Por isso que ninguém gosta dele. Ele é muito metido”.

Essa conversa que tive com essa criança me marcou muito porque vi 2 crianças com prováveis futuros totalmente contrários: Uma vai buscar desfrutar de uma boa estima,  um bom sorriso e atraindo pessoas para perto, enquanto que a outra estará “cheia de centavos” no bolso, vazia de sorrisos no rosto e repelindo as pessoas.

A Bíblia traz um texto muito bom acerca do assunto:

“Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu”. Depois, venha e siga-me”. Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Então Jesus disse aos discípulos: "Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus.” (Mateus 19:21-23)

O que esse texto quis dizer é que o jovem rico preferiu seus bolsos cheios de centavos, repelindo pessoas a viver uma vida com sorriso no rosto. Para ele era melhor TER do que SER.

Fico vendo alguns amigos se matando na faculdade, se matando no trabalho (todo excesso é pecado) e o sorriso acaba se perdendo em algum momento, tornando a pessoa parecida com a criança de 11 anos que citei no começo do texto.

Eu cresci no meio de crianças de famílias bem sucedidas, muitas delas altivas e arrogantes. A maioria destas crianças, hoje adultas, sorriem centavos. Essas atraíam somente pessoas de mesma classe e repeliam todas as outras. Mas me apaixonei pelas pessoas mais simples que encontrei durante meu percurso de vida. Essas sorriem verdades e é muito prazeroso estar ao lado delas. Elas atraem as pessoas. Seu Madruga entendia bem esse sentimento!

Aos leitores: Tenham seus pés no chão! Não percam o sorriso do rosto porque ele vale mais que qualquer centavo no bolso.

Mais vale SER do que TER!

Deus te abençoe.


Gabriel A. Almeida. 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

14 MESES - PARA QUAL LADO OLHAR?


“Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança...”
(Lamentações 3:21)


Esse ferimento da imagem é do meu braço direito. O ferimento é o resultado de um acidente e duas cirurgias. Já faz 14 meses que tirei essa foto...

Hoje faz 14 meses que eu não consigo esticar o braço. Faz 14 meses que não consigo girar o braço. Faz 14 meses que não tenho força para pegar peso com este braço. Faz 14 meses que meus dedos tremem. Faz 14 meses que não consigo dobrar o braço. Faz 14 meses que tenho dores constantes. Faz 14 meses que meu tríceps atrofiou. Faz 14 meses que meu punho estala quase que em todos os movimentos. Faz 14 meses que sempre que faz frio, sinto arder o cotovelo. Faz 14 meses que o braço enrijeceu. Faz 14 meses que minha coordenação motora está meio descoordenada. Faz 14 meses que não jogo peteca, vôlei e futebol.

Eu poderia ainda listar mais um monte de coisas que ainda sou impossibilitado de fazer com meu braço direito, mas preciso listar outras coisas. Preciso listar o lado bom para o qual olho.

Faz 14 meses que o médico disse que talvez amputasse meu braço, mas não precisou. Faz 14 meses que outro médico disse que no melhor dos casos eu não mexeria os dedos, mas hoje mexo. Faz 14 meses que fui livrado da morte. Faz 14 meses que fui tratado com os melhores médicos da área. Faz 14 meses que me supero dia após dia reaprendendo movimentos. Faz 14 meses que ouço, para a glória de Deus, que minha superação é exemplo para as pessoas.

Em cada dia dentro destes 14 meses, Deus tem me mostrado que eu tinha duas opções de para qual lado dos 14 meses olhar: Para os 14 meses do primeiro parágrafo, ou para os 14 meses do segundo parágrafo.
É certo que os dois parágrafos retratam minha realidade de hoje em diante, e que fazem parte da minha história. Não dá simplesmente para excluir qualquer um deles, mas tenho a opção de para qual posso concentrar os meus olhos, o meu coração e a minha esperança! É necessário que meu olhar esteja sobre a vitória, sobre a parte boa!

Ao olhar um cubo de frente, só se pode ver a imagem de um quadrado. Quando você olhar por outros ângulos, e não só por cima, então vai enxergar um cubo.

Temos o poder de escolher para onde queremos olhar. Eu decidi olhar para os 14 meses de esperança, porque eles me motivam a não ser um murmurador, e também me lembram de que Deus tem cuidado de mim.

Se você quer parar de enxergar somente o quadrado, saia da sua posição e busque um ângulo melhor. Você vai ver que o cubo tem vários lados. Você vai ver que suas dores, tristezas e machucados também te deram a opção de olhar algo bom que talvez tenha deixado de enxergar por ter se concentrado demais no quadrado.

Deus te abençoe.


Gabriel. A. Almeida.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

NO FUNDO DO POÇO TEM COMPANHIA




“Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.” (Salmo 139:7-10)

Após perder o filho, J.J. desceu ao fundo do poço. Após a fase mais escura da sua vida, ele disse: “Sei como é o fundo do poço, e sei quem nos espera lá: Jesus Cristo”.

Essa parte da vida de J.J. Cooper, bem escrita por Max Lucado, em seu livro “Você vai sair dessa!”, me marcou profundamente. Eu nunca havia parado para pensar que Jesus também nos faz companhia quando estamos no fundo do poço.

Local úmido, escuro, isolado, apertado e sem espaço para companhia… Essa era minha idéia de poço até ontem! O poço pode ser quase tudo do que descrevi, mas sem espaço para companhia é algo que mudei de opinião. Veja o que diz o Salmo 139:7-10. Podemos fugir para qualquer lugar do mundo, para qualquer hemisfério, profundidade, altitude: Lá Jesus estará. Este é nosso Deus onipresente. Estará em qualquer lugar sempre de prontidão para nos ajudar, para nos dar a mão e nos conduzir a outro lugar, onde com certeza Ele também estará.

Você pode ter caído no fundo do poço quando entrou em depressão, ou quando perdeu alguém querido, ou por fim de um relacionamento, por mágoas, por dívidas, por sucessivos fracassos e sonhos frustrados, enfim… Você hoje precisa saber que Jesus está neste poço para te amparar.

Se eu pudesse reescrever esse Salmo citado, ficaria mais ou menos assim: “Para onde eu poderia escapar do teu Espírito? Seu eu for para a clínica de reabilitação, para UTI, para o hospício, para o abrigo de mulheres violentadas, para a prisão… mesmo ali a sua mão direita me guiará.”

Para finalizar, a história de José do Egito, filho querido e irmão invejado, vendido pelos irmãos, prisioneiro em um país estranho - de forma injusta - acusado de um crime que não cometeu, e anos depois se torna o segundo homem mais importante do Egito.
Se essa história pode servir como um precedente, talvez Deus possa usar o Egito (fundo do poço) para te ensinar que Ele está ao seu lado e que a graça Dele te basta. Mesmo que sua família desapareça; mesmo que você não tenha mais apoio; mesmo que os conselhos sequem; MAS DEUS NUNCA SAI DO MESMO LUGAR. A PROMESSA AINDA ESTÁ DE PÉ: “Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá.” (Gênesis 28:15).

Deus te abençoe!

Gabriel A. Almeida.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

EU SEI O QUE O DIABO QUER FAZER COM VOCÊ

“O garoto vinha de um tempo maravilhoso de experiências com Deus e se sentia forte, parecendo que nunca mais cairia... Só parecia! O garoto caiu. Caído ao chão, tentou analisar onde foi que errou. Passou uma tarde de reflexões e descobriu que caiu num buraco que o diabo havia cavado. Ele sabia de fato que a culpa não era do diabo, mas sim dele por não ter olhado os sinais e caído por escolha própria. E quando foi que ele caiu? Ele caiu quando deixou de priorizar seu relacionamento com Deus para passar tempo fazendo outras coisas quaisquer”.

Eu sou este garoto e essa história foi real. Acabei descobrindo que o que diabo quer de mim e de você é que não passemos tempos de qualidade em relacionamento com Deus. Isso porque o diabo é inteligente e sabe que quando estamos firmados e “em dia” com Deus, somos aqueles que fazem com que as portas do inferno não prevaleçam contra nós. Mas alguns reflexos de trocar Deus por qualquer outra coisa surgem em nosso corpo e mente: Você começa a desanimar de entrar no quarto e passar um tempo a sós com o Pai, e isso causa novos reflexos: desmotivação para ler a Bíblia, preguiça de trocar uma ideia sincera com Deus, se sentir inútil no reino, achar que Deus não fala com você, frieza espiritual, enfim... Tudo isso acaba gerando uma espécie de depressão que pode nos levar a cegueira, bloqueando nossos olhos de ver a vida como Deus quer que vejamos, e liberando a visão do coração para enxergar somente morte.

Você já passou tempos assim? Um segredo para vencer estes tempos está na Bíblia: e não deem lugar ao diabo”. (Efésios 4:27). Não dar lugar ao diabo é dar lugar a Deus. Dar lugar a Deus é priorizar seu tempo de relacionamento individual com Ele e em seguida expandir o fruto disso na sua comunidade. Como está o seu tempo com Deus? Passar um tempo a sós com Deus faz parte do seu dia-a-dia?

“Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês”. (Tiago 4:7).

E quando ele fugir saiba de uma coisa: A luta não termina aqui. Ele não vai parar de querer minar seu tempo com Deus.

“Tendo terminado todas essas tentações, o diabo o deixou até ocasião oportuna”. (Lucas 4:13).

Lute e busque a Deus. Vigiem!

 “Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar”. (1 Pedro 5:8).

Deus te abençoe.


Gabriel A. Almeida.