Translate

domingo, 24 de janeiro de 2016

O ROSTO DE QUEM NOS TROUXE A PAZ

“Você não esquece o rosto da pessoa que representou sua última esperança.” (Katniss Everdeen em Jogos Vorazes)

“E Isaías também diz: "Brotará a raiz de Jessé, aquele que se levantará para reinar sobre os gentios (JESUS); estes colocarão nele a sua esperança".
Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele (JESUS), para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.”

(Romanos 15:12,13)

Katniss Everdeen, dos livros e filmes “Jogos Vorazes” citou essa frase sobre o rosto de quem trouxe esperança a ela. Ela e os distritos carregavam como símbolo de esperança e revolução a figura do Tordo (raça híbrida de um pássaro).

Foi eu ler essa frase e pensar imediatamente: Não vi o rosto de Jesus e nem faço ideia de como seria, mas o estilo de vida dele trouxe esperança para minha vida. Não tem como esquecer o que ele fez por mim e por você!

Jesus representa a esperança de que nós não vamos ter de receber o salário do pecado, caso nossa fé e vida estejam firmadas nele; representa a esperança de que os dias mais “trashes” irão passar e que quando Ele voltar, o “trash” não mais existirá; representa a esperança de que não vamos mais ser traídos pelas pessoas, julgados injustamente, e por aí vai.

Acho muito bacana o texto de Isaías 53 – já devo ter citado um monte de vezes nos outros textos do blog – porque nele tem a descrição exata do “rosto” que nos trouxe a maior esperança já dada a alguém. Principalmente esta parte:

“Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele”.
(Isaías 53:5)

Este texto quer dizer: “Ei leitor, você fez a bagunça, mas eu estou sendo castigado por amor a você. A paz que era minha troquei pelo castigo que era seu”.

Katniss bem disse que não dá para esquecer alguém que representa esperança, e por isso te encorajo a trazer à sua memória a vida de Cristo, porque hoje é um bom dia para trazermos a memória o que nos dá esperança... Esperança em Cristo que traz junto paz e a alegria.

E por mais difícil que esteja a vida, lembrar que a nossa vida resumida em Cristo nos levará a um fim glorioso.

Nosso Tordo é Jesus! Nossa esperança é Jesus.

Deus te abençoe.


Gabriel A. Almeida.

domingo, 17 de janeiro de 2016

COMEÇAR DE NOVO E DE NOVO...



“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. (Chico Xavier)

E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão. Sete dias depois a criança morreu. Então Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se e trocou de roupa. Ele respondeu: "Enquanto a criança ainda estava viva, jejuei e chorei. Mas agora que ela morreu, por que deveria jejuar? Poderia eu trazê-la de volta à vida? Eu irei até ela, mas ela não voltará para mim". (2 Samuel 12:16,18,20,22 e 23)

A frase de Chico Xavier é basicamente a história de Davi citada no texto acima.
Davi viu seu filho ficar doente, e neste processo passou longos dias sem se alimentar, buscando a Deus incessantemente com orações, súplicas e jejuns, mas não teve jeito! O garoto morreu.

Todos os empregados de Davi acharam que ele não suportaria o peso da morte do garoto, porém Davi se levantou, lavou o rosto, se arrumou, se alimentou e seguiu vivendo de forma normal.

Lógico que se Davi pudesse escolher voltar atrás, refazer seus passos e arrumar a confusão que tinha feito – que acabou gerando este filho – ele voltaria e faria as coisas de forma diferente. Mas... Não dá para voltar atrás! O que dá é para mudar a forma de viver no presente de modo que o futuro seja melhor.

“Quando alguém tem uma expectativa fixa de como algo deve ser no futuro, e os resultados não correspondem, surge a decepção. Frequentemente, muitas pessoas entram em depressão por compararem o que esperavam que acontecesse com o que de fato ocorreu. O tamanho da decepção é proporcional ao grau das expectativas. Quanto mais importância a pessoa tiver atribuído ao resultado esperado, maior a intensidade dos sentimentos, que podem ir do desapontamento à depressão”. (Jael Coaracy)

Mas é necessário erguer a cabeça e dar sequência à vida! Lembro-me de uma música que dizia: ‘Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima’. E como dar a volta por cima? Vou listar algumas coisas que uso na minha vida e que dá certo:

·          Nada de ficar ruminando, carregando a frustração pela vida. A repetição contínua no pensamento de uma decepção não levará à saída.
·          Perdoe os envolvidos na situação.  Quando você perdoa, se liberta.  Somente se libertando poderá esquecer para não ficar prisioneiro de si mesmo.
·          Perdoe a si mesmo. Ficar se acusando, pensando no que poderia ter feito e não fez, ou no que fez e poderia não ter feito, é o pior a fazer. Vire a página e comece de novo.
·          Aceite a sua responsabilidade em tudo o que lhe acontece. Aproveite a oportunidade para aprender sobre você mesmo e sobre a situação.

E principalmente: Renove suas forças em Deus, porque Ele conservará em paz todos aqueles que mantem os propósitos firmados nele, porque nele confiam. (Conferir Isaías 26:3).

Espero ter te ajudado!

Deus te abençoe.


Gabriel A. Almeida.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

CHORAR: VÁLVULA DE ESCAPE


BEM DISSE GANDALF

“Não vou pedir que não chorem, pois nem todas as lágrimas são um mal.”

Quando eu era criança ouvia constantemente que homem não podia chorar. Acho que porque o choro poderia ser sinal de fraqueza. Achava estranho quando via adultos chorando. Um dia vi meu irmão chorar até soluçar e para mim foi muito assustador! Mas ainda eu não tinha a noção da importância e normalidade do choro.

Essa frase de Gandalf – O Senhor dos Anéis – retrata bem essa normalidade. Todos nascem chorando e com o passar do tempo o choro é uma grande válvula de escape e manifestação da intensidade de sentimentos, seja de alegria, seja de dor. É ou não é?
Na Bíblia, Jeremias – conhecido como PROFETA CHORÃO – quando escreveu o livro de Lamentações, conta a tradição, que estava sentado num monte com vista para sua cidade que estava sendo devastada. Suas palavras se elevaram a lágrimas procedentes às ondas de dor e delicados gemidos.

Jesus chorou ao ver seus amigos chorando a morte de Lázaro. Chorou porque se condoeu da dor dos seus chegados.

O pai chorou de alegria quando o filho pródigo decidiu se reconciliar com a família.

A realidade é que todos nós choramos e mais que isso: NÓS PRECISAMOS CHORAR.

Chorar pelas pancadas que tomamos ou pelos brindes que recebemos. Extravase suas emoções e não se esqueça: Não engula o choro e não se oprima, pois nem todas as lágrimas são um mal.

Por quais motivos você tem chorado? DEUS há de te consolar por cada lágrima derramada, conforme a vontade Dele.

“Bem-aventurados os que choram,pois serão consolados.”

Deus te abençoe.


Gabriel A. Almeida.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

FORÇA



“Você nunca sabe a força que tem. Até que a sua única alternativa é ser forte”.
(Johnny Depp)

Tem muitas situações na vida que vem tipo “uma carreta batendo de frente com o fusca” e que nós somos o fusquinha, é claro! E são nessas horas que aprendemos quanta força temos de verdade. Quero compartilhar algumas coisas da minha vida com vocês e torço para que possam te ajudar, caso passem pelo mesmo...

Eu passei por uma situação há alguns anos em que pensei que não daria conta. Achei que não teria forças para superar meus sentimentos. Quando passei por um fim de namoro, lembrei que eu chorava com qualquer coisa! Fiquei sensível a palavras doces e pesadas. Eu precisava me controlar e achar em qual parte dentro de mim que se armazenava a força que eu precisava para superar aquela fase.
Naquela ocasião, essa palavra foi tipo um combustível para mim:

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (
Filipenses 4:6,7)

Foi quando busquei a Deus com mais intensidade e verdade. Troquei ideia com Ele sobre meu coração e sobre o que eu precisava. E a partir daquele dia senti uma força brotando de Deus em mim, e com algum tempo venci aquela dor. Entendi que quando estou fraco é que estou forte, porque quando assumi que dependia de Deus, lancei minha fraqueza no chão e recebi força da parte de Deus.

Tenho também o caso do acidente que sofri (conto sobre ele no texto – O VIDRO, O GUARDA-ROUPA E A BICICLETA) de bicicleta em 2014. O médico disse: “Dependendo do que acontecer na cirurgia, teremos de amputar seu braço. No melhor dos casos você perde os movimentos da mão”. A única coisa que passou na minha cabeça era que eu precisava ser forte e superar aquilo. Mas como? No momento foi tenso, mas outra palavra Deus colocou no meu coração e me trouxe força, mas muita força:

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”.  (Jeremias 29:11)

Entendi ali que as vontades de Deus para mim eram de paz, e eu disse a Ele que mesmo que eu não entendesse a situação, eu confiaria. Cara, a paz e força que Ele me deu foi assombrosa! Acho que nunca experimentei nada igual!

Depois destes dois exemplos, eu cheguei à conclusão que a força que eu precisava ter para superar aqueles momentos não acharia em lugar algum do meu corpo, mas em Deus. Eu não sabia a força que eu tinha até receber de Deus o bastante para vencer os sentimentos mutilados.

Ser forte é assumir que somos fracos e que precisamos da força de Deus. A nossa maior força vem de Deus, e todos que confiam e esperam nele recebem essa força:

mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”. (Isaías 40:31)

Espero de verdade que esse testemunho da minha vida os ajude a buscar forças no “local” certo. E se buscarem, tenho certeza que acharão. E achando, vencerão as pancadas que a vida dá.

Deus abençoe.


Gabriel A. Almeida.