Translate

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

ONDE ESTÁ O TESOURO TAMBÉM ESTÁ O CORAÇÃO



BEM DISSE HARRY POTTER

“Afinal, aquilo que amamos sempre será parte de nós.” (Harry Potter)

O que amamos faz parte de nós e isso é uma grande verdade. Há tanto que falar sobre essa mesma frase! Mas vou tentar ficar numa perspectiva só:

“Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mateus 6:21)

Aquilo que amamos sempre será parte de nós porque o nosso tesouro está no mesmo lugar onde o coração também está. Se o nosso tesouro é uma garota, então ali estará nosso coração e consequentemente a garota será parte de nós. O mesmo vale para outras pessoas queridas: Seus pais, familiares, amigos e por aí segue...
Há que se falar também que temos muito apego às coisas. Em meu caso hoje, é um tanto quanto bizarro eu dizer que meu videogame faz parte de mim! Rsrsrs... É sério! Meus violões, meu celular, minha casa são coisas que eu deveria apenas usar, mas às vezes amo e por isso fazem parte de mim.

E tem também a porcaria do pecado! Não vou ser falso em dizer que não peco e que o início do pecado é ruim, mas também não quero dizer que amo pecar. O pecado faz parte de mim não porque o amo, mas porque o desejo. Desejo e faço. Faço sem querer e faço querendo. É tipo isso aqui:

“Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio.
E, se faço o que não desejo, admito que a lei é boa.
Neste caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.
Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.
Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.
Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.
Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim.
Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus;
mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.
Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?”
Romanos 7:15-24

O que acontece é que esse texto nos traz uma verdade: Tudo o que a gente ama de forma exagerada e acima de Deus é errado. A gente até sabe o que fazer e o que não fazer, mas fazemos aquilo que está em nosso coração. Aquilo que por hora é nosso tesouro. Amamos coisas demais e amamos as pessoas demais. E o que tem de errado em amar assim? É que pessoas e coisas não foram feitas para serem colocadas em um trono. Pessoas foram feitas para serem amadas, sim. Mas não endeusadas! Coisas foram feitas para serem usadas e apenas isso. Daí surge a luta entre nós X nós mesmos, em que será determinado o que realmente amamos e que faz parte de nós.

O que você tem amado e é parte de você, é realmente o que você quer para sua vida?
Lembre que o trono do amor na sua vida não é para coisas ou pessoas, mas sim para Deus.

Deus te abençoe!


Gabriel A. Almeida.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

FERIDAS (por Frodo,o bolseiro)


BEM DISSE FRODO BAGGINS

“Existem feridas que vão tão fundo que serão eternas!” (Frodo, o Bolseiro – Senhor dos Anéis)

Essa frase de Frodo faz todo sentido quando somos golpeados por palavras duras e traições daqueles que menos esperamos. Davi – aquele que matou Golias – foi um cara cheio de ferimentos causados por golpes de queridos.

“Se um inimigo me insultasse,
eu poderia suportar;
se um adversário se levantasse contra mim,
eu poderia defender-me; mas logo você, meu colega,
meu companheiro, meu amigo chegado, você, com quem eu partilhava
agradável comunhão
enquanto íamos com a multidão festiva
para a casa de Deus!” (
Salmos 55:12-14)

Davi foi perseguido e jurado de morte por um filho. Este mesmo filho tirou o pai do trono e se fez rei no lugar. Como reagir frente a isso? Quando o seu filho foi achado e morto por um grupo de soldados, e Davi ficou sabendo, chorou amargamente e disse que morreria no lugar. Que Lição!

O que dizer numa situação em que um grande amigo te passa a rasteira? Foi compartilhado um vídeo no whatsapp de muita gente, até chegar a mim, um casal sendo pego na porta dum motel. O marido da moça vinha atrás e o cunhado filmando. Quando chegaram à janela do carro, o esposo viu que sua esposa estava o traindo com um de seus grandes amigos. Imagina duas traições ao mesmo tempo! É um golpe baixo e duro de cicatrizar.

Dependendo do que fazemos às pessoas, a ferida pode perdurar durante longo tempo causando-lhes traumas e dificuldade em dar seguimento em algumas áreas da vida. Quem já sofreu feridas intensas sabe do que estou falando!

Sempre que for agir, lembre que suas ações podem interferir cruelmente na vida das pessoas e que o mundo dá voltas: Amanhã você poderá ser ferido assim como dantes feriu.

E a quem foi ferido e hoje anda cabisbaixo por aí, chorando e desesperançoso, eu não tenho uma fórmula mágica que vá te curar imediatamente. O que posso fazer é tentar te levar para mais perto de Deus, que é onde você encontra tratamento para suas dores. O mesmo Davi que foi ferido por pessoas próximas escreveu isso:

“Senhor meu Deus, a ti clamei por socorro,
e tu me curaste.”
(
Salmos 30:2)

Aos feridos, espero que encontrem a cura em Deus. Aos que ferem (eu estou no meio), que a gente pense antes de agir.

Deus abençoe a todos.


Gabriel A. Almeida.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

E DEPOIS?




“Para uma mente bem estruturada, a morte é apenas uma aventura seguinte”. (Alvo Dumbledore)

Alvo Dumbledore é um personagem dos filmes/livros “Harry Potter”. É professor e diretor na escola de Hogwarts.

A frase de Dumbledore citada no início me fez voltar à Bíblia e chegar nesta frase de Jesus:

“Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida”. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (João 11:25-26)

Bem disse Dumbledore sobre algo que Jesus já havia dito há anos atrás! A morte não é o fim da vida, mas sim o início de novas aventuras. Jesus mesmo disse que todo aquele que nele cresse viveria eternamente algo que olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu e nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tinha reservado a estes.

Mas quem seriam estes de “mente estruturada” segundo a Bíblia? Minha resposta para isso é: Os loucos. Sim, isso mesmo, os loucos. E sabem quem são estes? São os que creem em Jesus como Senhor e único e suficiente Salvador... 

Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação... nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios... Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana.
(1 Coríntios 1:18,21,23 e 25)

Sabemos agora que os loucos são os que creem. Então, quais são as aventuras pelas quais passarão durante a eternidade? A verdade é que não sabemos muito sobre o que terá nessas aventuras, mas uma coisa é certa:

“Ele (Deus) enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". (Apocalipse 21:4)

Para quem crê em Jesus, esse versículo já é o suficiente para garantir a esperança de que será uma grande e perfeita aventura, como já bem disse Alvo Dumbledore e como já disseram João, o apóstolo Paulo, entre outros.
Está chegando o dia de embarcar nessa aventura. Anseio pelo dia e por sua companhia, meu/minha caro (a) leitor (a).

Deus te abençoe.


Gabriel A. Almeida. 

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

AFOGANDO O VELHO ADÃO


AFOGANDO O VELHO ADÃO

Esse texto de Lutero, na foto, é reportado aos cristãos que declaram ao mundo que não vivem mais para si mesmos, mas para Deus, através do batismo. Esse ato significa que os cristãos tentarão ao máximo não fazer as coisas que Deus reprova. Mas sabem como é né? Precisamos tentar afogar o “Adão em nós” todos os dias e entendendo que ele debaterá diariamente para não se afogar.

Para todas as pessoas que vivem a vida em devoção a Cristo: Como é difícil lidar diariamente contra nossa vontade de pecar! Tentamos não pecar como um modo de honrar a Deus por tudo o que Ele fez e faz por nós. Tentamos não pecar porque sabemos que o pagamento do pecado é a morte.

Eu já me peguei muitas vezes fazendo algo errado, me arrependia e falava com Deus que nunca mais faria tal coisa, mas até hoje tenho problemas com estes determinados pecados! Hora ou outra acabo caindo. Para ser sincero, em grande parte das vezes eu deixo o velho Adão emergir e apanhar um fôlego. Culpa toda minha. Assumo! Mas também tem vezes que consigo dominar o velho Adão e poxa… a felicidade por me dominar é uma sensação maravilhosa!
Bianca Toledo até bem disse que “não há vitória maior do que aquela que atua contra nossa própria vontade e que o domínio próprio traz a melhor sensação que existe.”

Você já se sentiu envergonhado por repetir os mesmos pecados? Aqueles sobre os quais você luta e luta por meses e de repente acaba se entregando a eles e deixando o “Velho Adão” respirar? Eu já! Direto acontece. Bate uma "deprê", uma chateação, aquela sensação de derrota.

Na verdade, o propósito deste texto não é de recordar como alguns de seus dias de cristão foram desastrosos! O propósito é te lembrar que as misericórdias do Senhor se renovam sobre você tantas vezes quanto você pecar e se arrepender.

“pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã;” (Lamentações 3:22b-23a)

O que a gente precisa mesmo é tentar afogar o Adão todo dia. Cada um tem uma fraqueza, e é nela que vai acontecer em todo bendito dia o fight entre você e o velho Adão.

De repente você está aí se culpando, se deixando levar pela vergonha das coisas erradas que já fez, nem se aproxima mais de Deus, e se realmente estiver acontecendo isso, pode ter certeza de que Deus não está te olhando dessa forma. Não precisa se punir. Cair, todos caem. Hoje é sua vez de se levantar, mergulhar nas misericórdias renovadoras que Deus dispõe a você e lutar para afogar o velho Adão.

Deus te abençoe.


Gabriel A. Almeida.